07/03/2013

Câmara discute Políticas Públicas para mulheres com deficiência


Na véspera do dia da mulher, 7 de março, a Câmara Municipal promoveu uma Audiência sobre Políticas Públicas para mulheres com deficiência. Puxada pelo Fórum Regional das Entidades da Pessoa com Deficiência e Patologia, o evento focou nas áreas de saúde e educação e teve representantes da Delegacia Especializada da Mulher, da Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Defensoria Pública e das secretarias municipais de Educação, da Mulher e de Desenvolvimento Social.

A coordenadora do Fórum, Maria da Conceição Silva Cardoso, chamou atenção dos parlamentares para a ausência de um intérprete de libras no plenário, principalmente considerando-se a pauta. Conceição registrou a presença e atuação do Coletivo Regional de Mulheres com Deficiência e, citando o lema “Nada sobre nós sem nós”, enfatizou a importância de o assunto ser discutido com pessoas que têm o conhecimento da causa.

            Ao lembrar a história das lutas femininas por direitos trabalhistas e políticos nos Estados Unidos desde o começo do século XX, o vereador Carlos Hermes lamentou que as violações às mulheres são, em boa parte, fruto de uma interpretação equivocada da religião – “Não há civilização mais desumana do que essa construída na contemporaneidade”. O petista Aurélio levantou algumas necessidades urgentes de Imperatriz, como a padronização de calçadas, criação de rapas, respeito ao estacionar e transporte público adaptado.

            Há ainda muita confusão quando se fala de equidade entre gêneros, foi o que pontuou a Juíza Sara Gama - “As mulheres não lutam por igualdade no sentido macho e fêmea. As mulheres lutam por igualdade de direitos. Queremos ser respeitadas em nossas diferenças”. Um marco desse ano é o I Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que está sendo apresentado durante a V Semana Imperatrizense de comemoração à data.
 
Juliana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!