21/02/2013

Sessão de primeira (na quinta)

     A sessão desta quinta, 21, levou diversos grupos para o Plenário. Professores, mulheres, estudantes e servidores públicos provaram que as classes estão organizadas e prontas para o debate.

SECRETARIA DA MULHER

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres apresentou o 1º Plano Municipal de Políticas para o gênero. Conceição Amorim apontou os pontos discutidos em uma média de 20 reuniões feitas com representantes de todo o município. O resultado final foi um documento dividido em oito subtemas:
  • Autonomia econômica;
  • Educação inclusiva;
  • Saúde das mulheres (direitos sexuais e reprodutivos);
  • Enfrentamento de todo tipo de violência contra a mulher;
  • Participação das mulheres nos espaços de poder;
  • Desenvolvimento local e sustentável;
  • Cultura, comunicação e mídia igualitárias, democráticas e não discriminatórias.
         O lançamento do Plano será na Semana da Mulher, que terá início do primeiro dia de março, sexta-feira, na Secretaria da Saúde com presença de lideranças e Meios de Comunicação.
 

GREVE DO STEEI

         Os professores do STEEI (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz) anunciaram greve para os dias 25 e 26 deste mês reivindicando reajuste salarial e carga horária reduzida. O vereador Carlos Hermes, também professor, foi à Tribuna denunciar uma carta produzida pela ASEMI (Associação dos Servidores Públicos Municipais de Imperatriz, pela AGESMI (Associação dos Gestores das Escolas do Sistema Municipal de Ensino de Imperatriz) e pelo Conselho Municipal de Educação.
         De acordo com o documento, distribuído nas escolas municipais, o posicionamento do STEEI é “uma saída radical, política e ideológica, que poderá nos prejudicar”. Carlos Hermes defendeu que o direito do STEEI de fazer uma greve é legítimo e que a carta é ilegal, já que essas instâncias não têm prerrogativa de classe.

 

LASTRO ENGENHARIA


A empresa Lastro Engenharia, responsável pelo Residencial Lívia, próximo à FEST, tem mostrado total desrespeito para com a população e os parlamentares de Imperatriz. Os vereadores Carlos Hermes, Antônio José e Marco Aurélio foram mal recebidos e mesmo destratados pelos representantes da empreiteira que, como disse o presidente da Câmara, sempre tem quem vá assinar contratos, mas nunca quem vá responder pelos danos causados diante dos parlamentares. Os edis foram incisivos: A Lastro será convocada para responder pela situação degradante em que deixou as ruas da região (esburacadas e sem asfalto causando, inclusive, acidentes) e, caso não compareça, o alvará que possui será imediatamente caçado.

 
PARA REGISTRAR
          

Estiveram presentes também na sessão de hoje representantes dos Movimentos #ForaVBL e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Carlos Hermes reforçou a importância e legitimidade destes na expressão da cidadania.

Obs.: As gratificações dos funcionários do SAMU foram cortadas sem nenhuma aviso prévio ou esclarecimento do governo municipal.

 
Juliana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!