31/01/2013

OPOSICIONISTAS QUE INTEGRAM COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VISITAM ESCOLA DARCY RIBEIRO

Esse foi o título da matéria abaixo, produzida pelo repórter e blogueiro Paulo Negrão por ocasião de nossa visita à escola Darcy Ribeiro, na manhã desta quarta-feira, no grande Santa Rita. Estive acompanhado do camarada vereador Marco Aurélio, do presidente do STEEI, professor Wilas Moraes e do professor Cecília, também do sindicato. Esse trabalho de visitas às escolas do município será uma rotina em nosso mandato e você acompanhará sempre por este blogue e outros meios alternativos.

Após constatar os problemas que verás e lerás no texto abaixo, visitamos o Secretário Zeziel Ribeiro, fomos bem recebidos e dialogamos sobre todos os problemas encontrados na escola e sobre diversos outros que a educação vive. Zeziel prometeu em 30 dias recuperar o muro caído da escola e disse que aos poucos resolverá os demais problemas apresentados por nós e que você vê nas imagens a seguir. 

Aproveitei para cobrar explicações sobre a ausência de vagas em escolas da região da Vila Lobão e Cafeteira, Ribeiro disse estar aos poucos resolvendo o problema em sua totalidade. Com todo respeito  ao Secretário, como parlamentar me sinto no dever de verificar pessoalmente a situação para confirmar a informação. 

Esperaremos os 30 dias e voltaremos à escola Darcy Ribeiro, caso não tenha sido resolvido tornaremos a cobrar agilidade na resolução do problema. Sei que a demanda é grande, compreendo os limites, mas é preciso dar prioridade á educação e não se pode aceitar que os filhos dos mais pobres tenham escolas tão precárias, predominando a desigualdade na oportunidade de ensino. Seguem imagens(legenda nossa) e texto de Paulo Negrão:

                                 Vereadores Carlos Hermes(PC do B) e Marco Aurélio(PC do ).
                                        Ao fundo do terreno baldio e alagado, o muro caído.
OBS: A água aqui entrou pela porta da frente devido a chuva.


Os vereadores de oposição Carlos Hermes e Marco Aurélio (PCdoB) estiveram visitando as dependências da escola municipal Darcy Ribeiro no Parque São José.

No local, os parlamentares encontram parte do muro da escola aberto devido uma queda ainda no ano passado. Outra reclamação de pais de alunos, é a questão da cerca elétrica existente na escola, devido à altura do muro que segundo alguns pais é muito baixo e isso poderia colocar em risco a vida dos estudantes.

Os vereadores da oposição são membros da comissão de educação da câmara municipal e segundo eles, uma reunião como secretario de educação será realizado ainda esta semana para pedir algumas satisfações do descaso encontrado na escola.
Esse ginásio teve sua cobertura derrubada pelo vento e nunca mais foi recuperado.

Além dessa situação, existem algumas salas de aulas que acumulam agua após cada chuva e um medidor de energia exposto que pode provocar acidente por corrente elétrica. A direção d escola disse que a secretaria de educação já esteve na escola, tomou conhecimento da situação, mas as providencias ainda não foram encaminhadas.

O presidente do sindicato dos professores também esteve visitando a escola na companhia dos vereadores, para o diretor do sindicato, a situação é grave e não pode se arrastar, mas sem que tenha uma solução de caráter imediato.O presidente do sindicato municipal dos professores,aproveitou a oportunidade para convidar a categoria dos 40 e 60 % para uma assembleia geral na proxima terça feira as 10 da manha na sede do STEEI.Reposição salarial, carga horaria,vale-tiket e outros temas estarã na pauta de assembleia de tera feira dia 5.
Segundo a comissão de educação da câmara municipal que foi recebida no fim da manha desta quarta feira, o secretario de educação garantiu que em 30 dias a parte do muro que esta caído será reerguida para garantir a segurança dos estudantes e funcionários da escola, quanto os demais problemas, serão resolvidos ainda neste semestre letivo.


Professor Wilas Moraes, presidente do STEEI.

Observe a altura do muro, que segundo o Secretário de Educação obedece às normas técnicas,  e analise você mesmo se oferece risco ou não ao alunado.  Segundo a  diretora da escola a cerca só fica ligada durante a noite. Vale lembrar que ao invés de contratar vigias a Prefeitura está está investindo em cerca elétrica para guardar os prédios públicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!