19/12/2012

ROSEANA ENTREGA UTI's PARA O "COBRA", UM DOS BRAÇOS DA BEM VIVER

Governo Roseana é herdeiro do patrimonialismo de seu pai. Precisamos questionar o motivo de 20 leitos de UTI serem implantados na UNIMED, mesmo com a justificativa de se está apenas utilizando o espaço físico, e não em alguma estrutura pública de saúde. Leia a nota abaixo e entenda como nosso dinheiro está entrando pelo ralo da saúde precarizada do Maranhão. Do blog de Josué Moura
Roseana Sarney
Seu cunhado e Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad.
A UTI inaugurada pela governadora seria mais um braço da Bem Viver, o Centro Oncológico Brasileiro - o Cobra- que mesmo sendo apenas uma Clinica ou laboratório de Analises, que presta serviços para planos de saúde, conseguiu implantar um Centro de Terapia Intensiva (UTI) com 20 leitos, que não deve custar menos que alguns milhões e que se encontrava fechado a mais de 6 meses, aguardando o momento certo de ingressar no sistema.

 Roseana Sarney A governadora Roseana Sarney inaugurou na tarde desta segunda-feira, 17/12, mais 20 leitos de UTI, que deverão servir como suporte para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e desafogar um pouco as UTis do município, como está sendo informado por sua assessoria. Desta vez, como sempre, uma vasta programação foi formada para enaltecer o acordo e o avanço das medidas na área de saúde, “o foco de ação do governo”. Ricardo Murad Mas esta inauguração retrata um fato muito pior e questionável; - a consolidação do modelo de terceirização do sistema de saúde implantado por Ricardo Murad, Secretário de Estado da saúde. Novas UTI's de Imperatriz entregues ontem É fato que a saúde publica é uma preocupação de toda a classe política e social.


É comum nos grandes centros, até mesmo onde a saúde é referencia de atendimento, surgir ingerências e escândalos do mesmo setor, mas o que ocorre no Maranhão parece que tende mesmo a se consolidar, e retrata a ineficácia do governo em administrar e melhorar o precário sistema de Saúde do Estado, com isso vão abrindo hospitais e UPAS e entregando-as para a gestão da Bem Viver, Oscip criada para atuar na área de saúde que segundo à boca miúda pertence a figurões da política estadual e gentes do próprio governo. “Oscips” são Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, criadas, teoricamente, para prestar serviços sociais, mas denuncias diversas de irregularidades e muita corrupção, fizeram com que a presidente Dilma fizesse uma alteração de urgência na forma de fiscalizar essas entidades. No Estado do Paraná, foi criada uma Comissão Especial de Investigação. (CEI) após denuncias de irregularidade praticada por Oscipes e Ongs. Outro motivo seria o aumento no numero de prefeituras que estariam fazendo contratos com essas entidades. As “Oscipe’s” são desobrigadas de passar por processo licitatório, mas isto estaria sendo desvirtuado e servindo para mascarar desvios de recursos públicos.

 A “Bem Viver” já estuda a possibilidade de mudar seu nome de fantasia, por conta do alto desgaste da sua imagem. Em outras localidades, como o Estado do Tocantins e algumas cidades do Estado do Pará, já houve cancelamentos de contratos com a entidade, em função do não cumprimento de acordos estabelecidos. No Maranhão, apesar das constantes denuncias de esquemas e transferências suspeitas de valores, os contratos com a Oscip" tem aumentado significativamente, demonstrando que esse modelo de privatização tem o apoio do governo. Em Imperatriz, a UTI inaugurada pela governadora seria mais um braço da Bem Viver, o Centro Oncológico Brasileiro - o Cobra- que mesmo sendo apenas uma Clinica de Analises, que presta serviços para planos de saúde, conseguiu implantar um Centro de Terapia Intensiva (UTI) com 20 leitos, que não deve custar menos que alguns milhões e que se encontrava fechado a mais de 6 meses, aguardando o momento certo de ingressar no sistema.

 Coincidência ou não, o QG das duas entidades, Bem Viver e Laboratório Cobra, estariam funcionando no mesmo endereço, no centro da cidade de Imperatriz. É o governo Roseana, privatizando a saúde e demonstrando claramente sua incapacidade de gerir o próprio sistema. Infelizmente muita gente desesperada por uma solução qualquer que melhore a saúde cai nesse conto de vigário, de que entregando os serviços de saúde que deveriam ser cuidados pelo estado e o município para a iniciativa privada tudo vai se resolver. Lamentável, pois o SUS é fruto de lutas sociais e patrimônio do povo Brasileiro. Até quando vamos ficar de braços cruzados assistindo ele ser destruído através das inúmeras Organizações Sociais, Fundações e outras entidades de araque que só agem a partir da lógica do lucro e da corrupção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!