02/12/2012

Grupo Sarney quer aparelhar DCE da Ufma


por johncutrim

O grupo Sarney atua forte para vencer a eleição do Diretório Central dos Estudantes, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), que ocorre no próximo dia 12 de dezembro. A chapa 2 (Pra ser Bem Melhor) tem como principal articulador nada menos que Gustavo Santos, estudante do curso de Ciências Contábeis e ex-secretário de Juventude do Governo Roseana Sarney.
De acordo com informações, Gustavo (ex-presidente do DCE), que é filiado ao PMDB, recebe supostamente apoio governamental para viabilizar a vitória da chapa, que tem como candidatos Lucas Mesquita e André Marques e composta majoritariamente por quem é da atual gestão, que comanda o DCE há quase três anos (cerca de 800 dias).
A última eleição para o DCE da Ufma ocorreu no dia 16 de junho de 2010. E de lá para cá, a atual gestão não puxou o processo eleitoral.
“Para se fazer a eleição é necessário realizar um CEUFMA (Congresso de Estudantes da UFMA) e eles [atual gestão] fizeram esse congresso no final do ano passado. E somente esse ano chamaram as eleições, em pleno período de greve. Quando se decretou a greve o processo foi suspenso e retornou agora”, explica uma aluna.
Uma manobra antidemocrática para permanecerem controlando o Diretório, prática típica da oligarquia Sarney, que há mais de quatro décadas oprime, humilha e vilipendia a população maranhense.
E da mesma forma o clã Sarney quer fazer aparelhando o DCE da principal universidade do Maranhão. Uma atitude pelega no intuito de ter o Diretório atrelado ao Estado.
Entre as principais críticas à atual gestão do DCE, no qual a maioria dos seus membros integra a Chapa 2 – financiada pelo grupo Sarney e membros do PMDB – é ser apática com os problemas da instituição.
“Eles só fazem festas. Além disso, pagam bolsas para ter estudantes com eles, sem contar também os CAs (Centro Acadêmicos) que fecham com eles se eles liberarem ônibus para os eventos dos cursos”, contou um universitário que, em razão disso, irá votar na chapa de oposição.
Com o controle do DCE da Ufma, o grupo Sarney visa unicamente ter mais um instrumento de influência junto à juventude. O interesse é tirar proveito político e eleitoral da entidade, tendo em vista a eleição para o governo do Estado que se aproxima, em que estará em jogo o fim da mais velha oligarquia existente no país.
E o DCE da Ufma não pode fazer parte disso. Atenção, portanto, estudantes para mais este golpe do clã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!