10/11/2012

Projeto ALMA Realiza II Colóquio Internacional em Imperatriz


Do blog de Samuel Sousa

O Projeto Alcântara Maranhão (ALMA) realiza entre os dias 14 a 17 de novembro o II Colóquio Internacional Memórias, Diversidades, e Identidades Culturais, com o tema Imperatriz 160 anos: Diálogos e Aproximações Culturais Indígenas, Africanas e Afro-Brasileiras, na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) em Imperatriz. 


Com o objetivo de oferecer um evento participativo enriquecendo os saberes sociais científicos e tradicionais, o II Colóquio conta com a participação de Africanos e personalidades local, regional e nacional que discutirão através de Palestras, Oficinas, Painéis, minicursos e atividades culturais, os assuntos abordados na temática geral. Livros de escritores de Imperatriz também serão lançados durante o encontro.

As inscrições estão sendo feitas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), durante todo o dia e à noite até o dia 14 próximo. Para a comunidade geral o investimento é de R$ 30,00 e R$ 15,00 para estudantes do Ensino Médio, ambos com certificação de 40 horas.

Para a Coordenadora do evento, a professora dutora do Curso de Pedagogia da UFMA, Herli de Sousa Carvalho, esse é um momento de conhecer as interfaces das identidades culturais, em diálogos e aproximações pertinentes às diversidades, aos indígenas e afro-brasileiros. “Um dos objetivos é permitir a visibilidade de reflexões pertinentes à temática no espaço da academia (Universidade) onde as ações didáticas, de extensão e de pesquisa se traduzem em aprendizagens significativas”, ressaltou a educadora.

O ALMA – O projeto Alcântara Maranhão (ALMA), faz parte do Projeto de Pesquisa Memórias, Diversidades e Identidades Culturais da UFMA - Campus de Imperatriz. Coordenado Pela Professora Herli de Sousa Carvalho, conta com a participação de Acadêmicos de sete dos oitos cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão e desenvolve atividades em Alcântara (MA) desde 2010, onde busca reescrever as Histórias das Comunidades Quilombolas da Cidade, que somam 15 pesquisadas, além da Ilha do Livramento.

Mais informaçõe podem ser adquiridas no site:http://projetoalmaufma.blogspot.com.br/

Por Domingos de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!