11/09/2012

Estatuto do Educador: definição prevista para a próxima terça

A partir de quarta-feira (12), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) poderá iniciar uma série de atividades para construir uma agenda de mobilização de cobrança pelo Estatuto do Educador.



Depois de enviar ofícios ao secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, e à governadora Roseana Sarney, cobrando respostas oficiais acerca das resoluções do Estatuto, a direção do sindicato foi convocada para mais uma reunião de negociação com o governo, prevista para a próxima terça-feira (11).



“Nessa reunião, queremos uma resposta concreta do governo com relação ao enquadramento dos cargos e o pagamento das progressões, diante das novas regras estabelecidas no Estatuto. Se não houver entendimento, vamos construir a agenda de mobilização com a categoria, que pode ser a paralisação”, avisa o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.



Já foram realizadas dezenas de reuniões de negociação, entre a direção do sindicato e o governo, nas quais foram discutidos pontos importantes do Estatuto, como tabelas salariais e os novos enquadramentos de cargos.



Porém, a lentidão do governo em dar as respostas oficiais para esses pontos, fundamentais para a aprovação da proposta, levou o sindicato a discutir uma perspectiva de mobilização, que pode incluir desde uma paralisação de advertência até uma greve por tempo indeterminado, em todo o estado.



Os trabalhadores em educação não aceitam mais o adiamento da votação do Estatuto, que deveria ter sido encaminhado à Assembleia Legislativa ainda em 2011, conforme o compromisso assumido pelo governo com a categoria. Por isso, paralelamente às negociações com o governo, que já duram mais de um ano, o sindicato vai manter a categoria mobilizada para qualquer eventualidade.



Fonte:Simproesemma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!