26/07/2012

Policiais voltam a invadir a Vila de Vinhais e ameaçar famílias descendentes de Tupinambás

Deputado Domingos Dutra avisa à Presidência da Câmara dos Deputados e responsabiliza governadora Roseana Sarney “pelo que vier ocorrer comigo e com as famílias que estão aqui”
Novo conflito foi instalado no início da tarde de hoje (25) na Vila de Vinhais Velho, a 6 Km de São Luís (MA), a mais antiga povoação da capital maranhense – que no mês de outubro vai completar 400 anos.
Um batalhão com mais de 150 policiais invadiu a comunidade tradicional, ameaçando as famílias.
É a segunda vez, nesta quinzena, que a PM invade a comunidade. Na sexta-feira passada (16), 20 viaturas, máquinas pesadas e 01 helicóptero, reforçados pelos policiais da Força Nacional de Segurança, a mando da governadora Roseana Sarney, tomou a vila de surpresa, levando os moradores a fazerem uma barreira humana para impedir a destruição do lugar.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, Domingos Dutra (PT-MA), que vem acompanhado o caso desde ao ano passado, e participando com outras lideranças e entidades dos movimentos sociais da luta de resistência da comunidade, chegou a enviar ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, denunciando “a utilização ilegal e indevida da Força Nacional pelo governo do Maranhão”.
Hoje, o deputado voltou a engrossar o paredão humano para impedir que os policiais destruíssem a vila, e enviou oficio ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), e chegou a falar com primeira-vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), denunciando a ação da polícia, que segundo ele, descumpre uma decisão do Juiz da 8ª. Vara da Justiça Federal. 
No ofício, Domingos Dutra alerta que “o que ocorrer comigo e com as famílias que aqui estão será de responsabilidade única e exclusiva da governadora do Maranhão, Roseana Sarney”.
Veja, anexo, a íntegra do ofício à Presidência da Câmara dos Deputados
Assessoria de Imprensa

Gabinete do Deputado Domingos Dutra
Brasília: Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes – Gabinete 806 – CEP: 70160-900
Fone (61) 3215-5806/3806 Fax (61)3215-2806
São Luís: Rua das Letras, Casa 04, Cohafuma. CEP: 65074-780
Fone (98)3274-0467
Facebook: Domingos Dutra II/ Twitter: @dutra1313

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!