08/07/2012

POETA POPULAR: 10 anos da morte de Patativa do Assaré

Este domingo, dia 8 de julho, marca os 10 anos da morte do saudoso poeta popular Patativa do Assaré e a data é lembrada em forma de admiração. Ele morreu em 2002 aos 93 anos de idade após um período internado no Hospital São Francisco de Crato com uma pneumonia. Da mesma forma que em vida, de lá para cá o ilustre poeta já foi alvo de inúmeras homenagens póstumas. São formas de reconhecimento a um dos maiores poetas popular e clássico do mundo.

Outro detalhe é que Patativa não era letrado e, mesmo assim, tornou-se um grande nome da cultura popular brasileira além de ter gerado influências básicas na música nordestina. Antônio Gonçalves da Silva, como era o seu nome de batismo, foi aclamado ao longo do século XX como um dos mais importantes poetas populares. Artistas como Luiz Gonzaga e Raimundo Fagner ajudaram a difundir a arte de Patativa interpretando músicas suas como A Triste Partida e Vaca Estrela e Boi Fubá.

Seus versos foram cantados também por vários outros nomes como Renato Teixeira e Rolando Boldrin. O poeta sucumbiu a uma pneumonia e já vinha há dois anos com problemas de saúde. Era o segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência e, cedo, ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com a morte de seu pai, quando tinha nove anos, passou a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, freqüenta a escola local, em que é alfabetizado, por alguns meses.
Fonte: Cleto Louza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!