19/06/2012

Sindicato quer publicação de nova lista de progressões

O governo do Estado ainda não anunciou a relação com as novas progressões do magistério estadual prometidas para o mês de junho. De acordo com o compromisso assumido em abril deste ano com a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), o governo deve conceder oito mil progressões, escalonadas até o final de 2012.
O compromisso do governo é publicar uma lista mensal, até o final do ano, levando em conta o critério de tempo de serviço na rede. Os professores com maior tempo de trabalho e maior idade têm prioridade na progressão.
Segundo o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, o governo deve tratar com seriedade a concessão do benefício, uma conquista da categoria,que deve ser um instrumento de valorização da carreira dos trabalhadores em educação, porém se transformou numa ferramenta para fazer marketing político. “Os últimos governos utilizaram as progressões para realizar grandes eventos com o papel eleitoreiro”, lembra.
Ainda de acordo com o dirigente, a progressão é um dos principais direitos dos educadores, mas tem significado um fator negativo e desestimulante na carreira, diante da demora na concessão. Desde 2006, o governo do Estado vem acumulando aproximadamente 24 mil progressões. “Não vamos permitir essa prática com o novo Estatuto do Educador”, ressalta.
Na próxima terça-feira, 19, os dirigentes do Sinproesemma vão cobrar, em reunião com o secretário de Estado da Educação, João Bringel, a lista de progressões de junho. “Queremos uma resposta satisfatória. As 500 progressões concedidas em maio são insuficientes e ínfimas” afirma.
Próximo texto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!