07/06/2012

PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR "CARLOS HERMES" (PC do B - MA) RESPONDE AOS QUESTIONAMENTOS DO "BLOG DO MARCELO LIRA" E FALA SOBRE SUA SAÍDA DO PT, PC do B, ATUAIS VEREADORES, MADEIRA, ROSEANA SARNEY E EDUCAÇÃO PÚBLICA...

Do blog de Marcelo Lira
1 – BLOG ML: Qual o seu histórico político???
CH: Comecei a militância na Pastoral da Juventude da igreja católica,migrei para o movimento estudantil ajudando a fundar e presidindo o Grêmio Estudantil da escola Nascimento de Moraes, depois militei no Grêmio do Amaral Raposo até ser eleito presidente da UMES de Imperatriz em 1999. Em 2001 entrei na Uema e em pouco tempo assumi a coordenação do Centro Acadêmico de História e em seguida do Diretório Central dos Estudantes. No campo partidário fui do PT por longos anos onde assumi funções de direção executiva como Secretário Geral e Secretário de Comunicação. Ano passado mudei-me para o PC do B partido em que atuo como Secretário de Articulação na direção municipal. Na militância sindical fui eleito recentemente como Secretário Geral do Sindicato dos Professores do Estado, núcleo de Imperatriz. Sou morador do grande Bacuri, bairro Parque Anhanguera, onde faço militância comunitária. Em 2008 fui candidato a vereador de Imperatriz obtendo 635 votos.
2 - BLOG ML: Você passou muito tempo no PT, o que te levou a sair???
CH: O desejo de estar cem por cento em um projeto de Maranhão livre da oligarquia Sarney, avaliei que continuando no PT, que estadualmente é dominado pelo vice governador roseanista Washington Oliveira, isso não seria possível, já que em 2014 não vejo possibilidade da sigla estar no palanque de Flávio Dino. Diria mais, nestas eleições, com exceção de Imperatriz que resiste, em todo o Estado já há uma avançada descaracterização do partido com alianças com prefeitos e candidatos da base do grupo do atraso. Para além disso, costumo dizer que sou movido na política pelo acreditar, pela paixão por uma causa, já não sentia o mesmo prazer em fazer política no PT, justamente por olhar a estrada e não vislumbrar um horizonte que contemplasse os meus desejos de transformar algo nesse Estado.
3 - BLOG ML: Você é a "cara" do antigo PT maranhense, o como está se sentindo no PC do B???
CH: O PC do B me acolheu muito bem, no partido já encontrei amigos e antigos companheiros do PT que decidiram sair antes de mim. É um partido que me possibilita fazer política de esquerda, defender as bandeiras dos trabalhadores como sempre fiz, continuar sendo um pouco petista já os partidos são do mesmo projeto em nível nacional e até municipal, ao passo que em termos estadual se diferencia por estar unificado em torno de um projeto de Maranhão livre das amarras do mandonismo, do patrimonialismo e do clientelismo que esta família insiste a nos relegar.
4 – BLOG ML: Como professor e participante direto das lutas da categoria, como você vê o profissional da educação no Maranhão na rede pública, municipal e estadual???
CH: Na rede municipal vejo um estancamento do sistema de ensino, o governo Madeira ao invés de investir na estrutura própria continua com a política de beneficiamento de aliados com a prática de conveniar escolas privadas, muitas delas sem as condições estruturais exigidas pelo MEC, todas sem a menor gestão democrática, já que os diretores são os próprios proprietários que tratam os servidores como seus empregados particulares. Há casos de humilhação e maus tratos de professores e zeladores por esse pessoal que tem costas largas na Câmara Municipal. Os professores continuam ganhando a baixo do que merecem, não se tem notícias de formação continuada para a categoria, elém de tantos outros desmandos.Quanto à rede estadual, o que há é o desmonte completo da rede de ensino com o fechamento sem critérios de diversas escolas em todo o Estado deixando milhares de estudantes, sobretudo em cidades menores, sem o ensino médio. Falta concurso para zeladores e vigias, há uma precarização da estrutura física e principalmente o governo peca no tratamento dos trabalhadores da educação, por se negar a cumprir a lei federal que trata da dedicação de um terço da carga horária para o trabalho fora de sala de aula. Por não aprovar o Estatuto do Magistério, por não abrir novo concurso e insistir na contratação arbitrária de professores e por aí vai. Sem contar que em Imperatriz mantém Agostinho Noleto um verdadeiro carrasco dos professores à frente da Unidade Regional.
5 – BLOG ML: Com quem o PC do B seguirá nas eleições para a Prefeitura de Imperatriz, apoiará Madeira, se coligará apoiando outro candidato ou partirá para candidatura própria???
CH: O partido estará na Frente de Oposição ao prefeito Madeira e ao outro nome do grupo de Roseana Sarney. O PC do B manterá a candidatura do vereador Edmilson Sanches a prefeito sempre dialogando com os demais partidos que também têm seus pré-candidatos. Na hora certa se definirá um só nome.
6 – BLOG ML: Quem subirá no palanque ao lado de Carlos Hermes???
CH: Nossa campanha será muito mais de pé no chão do que de palanque, mas ao meu lado estarão professores, estudantes, líderes comunitários consistentes, amigos, família, camaradas de lutas históricas nos movimentos sociais da cidade sobretudo os ligados ao campo de educação. Nossa campanha terá um perfil duplo, um pé na educação e outro na política comunitária.
7 – BLOG ML: Quais serão os focos dos seus projetos em provável vitória para a câmara municipal???
CH: Como disse, atuo na luta por educação pública há 15 anos em Imperatriz, um mandato de vereador será apenas uma maior instrumentalização para continuar essa luta. Por outro lado vivo num bairro com grandes carências, Parque Anhanguera e atuarei firmemente nesta e em outras comunidades. Além de discutir as questões próprias da vida cidade, como transporte, saúde, moradia...
8 – BLOG ML: Como você vê o atual executivo municipal???
CH: Seguidor do modelo clássico do neoliberalismo tucano. Quando se diz que Madeira faz um governo para a elite, não é mera retórica de oposição, os dados estão aí pra todos verem. Enquanto na Vila Davi II, Ouro Verde, Vila Fiquene e tantos outros bairros as pessoas não têm água para beber, o prefeito prefere usar milhões de reais para recapear ruas no centro da cidade. Sou contra, acho que não precisava? Claro que não. A questão é a noção de prioridade que se tem, sem demagogia barata, pra mim a prioridade é sempre o a dignidade do ser humano. Além do abandono dos bairros mais distantes em todos os aspectos, se vê absurdos na área da Saúde, uma ausência total de políticas públicas para a juventude que além do desemprego sofre por falta de espaços públicos para lazer, como se vê com o Barjonas Lobão. Dessa forma o jovem torna-se presa fácil para traficantes de drogas nas cercas de 300 bocas de fumo de Imperatriz.
9 – BLOG ML: Como você vê o atual legislativo municipal???
CH: Um dos piores da história de Imperatriz. Começaram fazendo barulho, sessões itinerantes, algum sinal de fiscalização, mas só ensaio de balão. O que vejo ali são pessoas, com suas poucas resalvas, preocupadas apenas com sua locupletação financeira à revelia dos interesses do povo. Em grande parte são mercenários do dinheiro público, corruptos assumidos sem o menor escrúpulo. Fazem do Plenário um picadeiro, um palco de teatro de quinta. O povo não se vê ali.Espero que haja uma renovação significativa.
10 – BLOG ML: Faça suas considerações Finais???
CH: Não sou pré-candidato para salvar a política, não sou messias, mas nem de longe penso em entrar nesse jogo e reproduzir as práticas que condeno hoje. Se Imperatriz tiver preparada para algo diferente, aprovará um possível mandato popular e autêntico. Se não, retorno para minha sala de aula onde sou feliz de cabeça erguida e a consciência de quem não perdeu sua essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!