25/06/2012

Imprensa de Imperatriz é premiada em Congresso de História da Mídia

Fiquei muito feliz quando vi esta matéria, não apenas por ser Imperatriz premiada lá fora, mas por se tratar de uma pessoa de nossa relação de convívio já que Thays Assunção, pra minha honra, é minha aluna no curso de História do Cesi-Uema. Muito orgulho Thays, parabéns! Veja nota do blog de Samuel Souza

O artigo “As metamorfoses dos jornais de Imperatriz-MA ao longo da história” ganhou o 1° lugar na premiação do II Encontro Nordeste de História da Mídia realizado em Teresina (PI) nos dias 20 e 21 de junho. O troféu “Jornalista David Moreira Caldas” foi entregue pela presidente da Rede Alfredo de Carvalho (Alcar), Maria Berenice Machado, para a jornalista e pesquisadora Thays Assunção.


Maria Berenice Machado, presidente da Rede Alfredo
de Carvalho (Alcar) entrega o prêmio à jornalista Thays Assunção
(Foto: Divulgação)
De volta à Imperatriz, a jornalista disse que pretende transformar otrabalho em um livro. “Receber esse prêmio significou o reconhecimento de um trabalho de anos, pois iniciei essa pesquisa ainda quando bolsista da Fapema. Depois continuei a pesquisa para meu TCC e agora, pretendo, juntamente com minha orientadora, Roseane Arcanjo, lançar o catálogo de jornais impressos de Imperatriz. É mais uma contribuição que espero deixar para Imperatriz, pois representa a preservação da memória jornalística da cidade e também um instrumento de orientação para outras pesquisas”.

O artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso da jornalista que resgata a trajetória dos jornais impressos de Imperatriz de 1932 a 2010. Durante dois anos da graduação, Thays visitou acervos particulares e públicos da cidade e catalogou mais de duzentos jornais – alguns em péssimo estado de conservação.

Após a catalogação, ela propôs uma periodização para a imprensa de Imperatriz, compreendida em três fases: Primórdios da Imprensa: os primeiros jornais de Imperatriz (1932-1964); A Expansão da Imprensa: os jornais em tempo de mudança (1970-1989) e A consolidação da imprensa: novos protagonistas em cena (1990-2010).

No estudo, a primeira fase da imprensa de Imperatriz é caracterizada pelo surgimento dos primeiros impressos: O Alicate, A Luz, O Astro e o Correio do Tocantins. O segundo momento da imprensa configura-se pelo aumento do número de impressos de Imperatriz, o aparecimento de novas tendências e o surgimento do jornalismo policial. Já a terceira fase, evidencia as características da fase atual da imprensa em Imperatriz. Nesse momento foi abordada a migração dos impressos para a internet, a postura dos jornais diante do Maranhão do Sul e as produções de escolas e universidades da cidade.

Prêmio – O troféu entregue leva o nome do piauiense DAVID MOREIRA CALDAS, político e jornalista republicano de grande atuação durante o século XIX, conhecido nacionalmente como o Profeta da Republica.

Todos os trabalhos inscritos foram avaliados pelos membros da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Alcar). A avaliação levou em consideração a contribuição da pesquisa para a História da Mídia do tempo passado e/ou do tempo presente, o conteúdo do trabalho, sua pertinência para os estudos da Comunicação e sua fundamentação.

Thays Assunção – é jornalista, formada pela Universidade Federal do Maranhão. É acadêmica do curso de História na Universidade Estadual do Maranhão. Participa do grupo de pesquisa de Mídia Jornalística da UFMA. Integra a equipe de jornalistas da empresa Palavra Assessoria de Comunicação, sendo a responsável pela assessoria da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!