13/06/2012

Em Imperatriz será implantado o CAPS AD 24 horas

Recebi esse release da assessoria do CAPS, programa federal, de Imperatriz. Por se tratar de algo público e que envolve o interesse da cidade em geral, publico abaixo a nota:
Os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) – assim como os NAPS (Núcleos de Atenção Psicossocial), os CERSAMs (Centros de Referência em Saúde Mental) e outros tipos de serviços substitutivos que têm surgido no país, são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002 e integram a rede do Sistema Único de Saúde, o SUS. Essa portaria reconheceu e ampliou o funcionamento e a complexidade dos CAPS, que têm a missão de dar um atendimento diurno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, num dado território, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias.

Em Imperatriz, as drogas que mais aparecem como causa de transtorno mental são o álcool e o crack. E de acordo com a última atualização, realizada em setembro de 2011, o CAPS AD atende cerca de 143 pacientes. Porém, existe uma rotatividade muito grande na procura e permanência do usuário de álcool e outras drogas no serviço. São realizadas atividades todos os dias da semana, iniciando com um café da manhã, almoço e lanche da tarde.

            Para que se atenda tal demanda, o CAPS AD irá se tornar um CAPS que funcione 24 horas (CAPS AD III). Com este funcionamento, será possível realizar atendimento no período noturno, facilitando o acesso para pessoas que trabalham durante o dia; manter em observação usuários que estão em crise ou em processo de reaparecimento dos sintomas iniciais, evitando assim possíveis internações e agravos no quadro; receber no período noturno crianças e adolescentes, que deverão passar o dia em serviços diversos especializados no atendimento desta população.

            (Assessoria-CAPS AD)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!