09/05/2012

UBES protesta contra mudança de nome de escola no Maranhão

 por John Cutrim

Governo do estado trocou o nome de Paulo Freire pelo de Roseana Sarney

A UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – divulgou na tarde desta terça, 8, uma nota protestando contra a medida da Secretaria de Educação do Maranhão, que rebatizou o Centro de Ensino Paulo Freire com o nome da governadora Roseana Sarney Murad. “É uma atitude fascista”, bradou a diretora de Políticas institucionais – UBES Maranhão, Juliane Verceli.

Abaixo a íntegra da nota:

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES

Nota de Repúdio

A União dos Estudantes Secundaristas – UBES – , através de sua Diretoria de Políticas Institucionais, manifesta seu repúdio à atitude fascista do governo do Maranhão de mudar o nome do Centro de Ensino Paulo Freire para Centro de Ensino Roseana Sarney Murad.

Além de um repugnante culto à personalidade a medida afronta a memória de uma dos maiores educadores do Brasil e do mundo, professor Paulo Freire. A UBES faz um veemente desagravo ao educador Paulo Freire e a todos que com ele construíram as bases de uma educação libertadora. A atitude do governo Roseana Sarney Murad agride Paulo Freire e por extensão a todos e todas que compartilham de suas idéias.

O Maranhão apresenta um dos piores índices educacionais do Brasil, 61% das pessoas, com 10 anos de idade ou mais, não chegaram a completar a educação básica; tem a maior taxa de analfabetismo da nação, e segundo as ultimas avaliações do Enem, apresenta o maior número de escolas entre as mais mal avaliadas, com as piores notas, sem falar da situação de sucateamento das escolas, e das consecutivas greves.

O sobrenome Sarney já está em 161 escolas, fora a imensidade de endereços, hospitais, edifícios, e tribunais “enobrecidos” pelo mesmo, em São Luís, e em várias cidades do Maranhão.
Aproveitamos também para denunciar a falta de democracia nas escolas, a falta de liberdade de expressão dos estudantes para a sua livre organização, e direito a voz para denunciar e fazer qualquer tipo de reivindicação.

Juliane Verceli
Diretora de políticas institucionais – UBES Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!