11/05/2012

SINPROESEMMA e Promotor da Educação cobram do Governo Roseana explicação para o caos instalado no setor educacional do estado

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) apresentou nesta quinta-feira, 10, ao promotor de Educação, Paulo Avelar, os problemas gerados pela falta de professores na rede pública estadual de educação. De Norte a Sul do estado, as denúncias vão da falta do início das aulas até trabalhadores que estão dobrando a carga horária para suprir a carência de profissionais.


“Em Carolina, os trabalhadores estão sendo obrigados a ficar 20 horas semanais dentro da sala de aula. Em Balsas, os alunos foram às ruas para exigir professores”, denunciou o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.

O dirigente sindical avalia que a solução para o caos na rede de ensino é o imediato concurso público e denuncia ainda a forma como o governo do Estado está difundindo a informação de que os responsáveis pelo caos nas escolas são o sindicato, que exige imediato concurso público, e o Ministério Público, que suspendeu a contratação temporária e precária de professores. “O sindicato e a Promotoria de Educação não podem ser responsabilizados pelos problemas na rede estadual de educação”, afirma.

O promotor de Educação, Paulo Avelar, avaliou como positiva a decisão da Justiça que suspendeu o seletivo simplificado da Secretária de Estado de Educação e acrescenta que a medida não pode ser utilizada como responsável pela falta de profissionais. “As aulas na rede estadual se iniciaram com a falta de professores em boa parte das escolas maranhenses”, esclarece.

Diante das denúncias, o promotor de Educação afirmou à direção do Sinproesemma que reunirá na próxima segunda-feira, 14, com o secretário de Educação, João Bringel, para cobrar explicações do governo do Estado.

Fonte: SINPROESEMMA

2 comentários:

  1. Anônimo17:38

    gostaria de saber quando vai ser regularizada a situação da falta de professore nas escolas do maranhão por que até hoje, dia 13/05/2012 na escola em que trabalho como professor ainda não houve uma única de aula de varias disciplinas, como ex: português, química, física, biologia, artes, etc.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:33

    As escolas estaduais no município de Carolina- MA, funcionam de forma precária no Centro de Ensino Íris Bulgarerlli todos os professores são contratados e a escola funciona na maior ilegalidade os "contratados" estão trabalhando em nome de professores efetivos. No Centro de Ensino Sertão Maranhense faltam 16 professores, no Centro de Ensino Américo Aires faltam 07 professores, na U E Odolfo Medeiros faltam 04 professores. Governadora chame os EXCEDENTES do concurso de 2009 e faça novo CONCURSO.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!