13/05/2012

Sindicatos ajuízam ação para recuperar Carlos Macieira

Fonte: Sinproesemma



A ação civil pública que cobra a devolução do Hospital Carlos Macieira ao servidor público estadual foi ajuizada na manhã desta sexta-feira, 11, no Fórum de São Luís, no Calhau. A cobrança judicial é fruto da campanha “O Hospital Carlos Macieira é Nosso” e recebe o apoio de diversos sindicatos do Maranhão, que não concordam com a terceirização do hospital para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Os dirigentes sindicais afirmam que Hospital Carlos Macieira foi construído por recursos oriundos dos servidores públicos estaduais e por isso não pode ser entregue ao SUS. “O governo do Estado agiu de forma arbitrária, sem qualquer diálogo com os servidores públicos, que construíram o hospital”, ressalta o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.

Segundo os servidores estaduais, o novo hospital para onde os trabalhadores estão sendo encaminhados não oferece instalações adequadas, além de estar localizado em uma área de difícil acesso, na Cidade Operária. “Não é justo que o hospital construído com nossos recursos seja doado para terceiros e o governo conceda outro hospital, inferior ao padrão do Carlos Macieira, nos penalizando, arbitrariamente”, ressaltou o diretor da CTB e do Sinproesemma, Júlio Guterres.

A relatora do processo será a juíza da 1º Vara da Fazenda Pública, Luzia Madeiro Nepomuceno, a mesma que, no ano passado, concedeu liminar ao Sinproesemma suspendendo a contratação temporária de professores, obrigando o governo do Estado a convocar os excedentes do concurso público de 2009.

A ação civil pública foi assinada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (SINPOL), Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (SINDJUS-MA), Associação dos Servidores Públicos Militares do Maranhão (ASSEPMMA), Sindicato dos Servidores de Estado da Saúde do Maranhão (SINDSESMA), Sindicato dos Motoristas Oficiais do Estado do Maranhão (SIMOEMA) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Hospital foi tirado dos servidores, reformado e entregue à SES para credenciamento no SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!