01/05/2012

Professor cobra novas eleições na UFMA.

Durante as eleições da Ufma, ocorreram denúncias de que o atual diretor, prof. Marcelo, teria solicitado sua transferência para a Universidade Federal  de São Paulo e que estaria aguardando a resposta, assim como já havia tentado ir para outras instituições fora do Maranhão. Quem denunciava questionava seu interesse e compromisso com o Campus de Imperatriz. Eis que dias atrás chega a notícias da remoção. O blog pergunta: seria então verdade e Marcelo teria enganado a comunidade acadêmica que lhe confiou o mandato? Marcelo foi candidato sabendo que a qualquer hora poderia ser removido como lhe acusou a oposição? Não quero acreditar nisso. Fico triste com essa acefalia do Campus que parecia tão bem representado, de qualquer modo o espaço está aberto para as respostas do diretor.

Segue texto, retirado do blog de meu camarada Isnande Barros, do professor Marcos Fábio cobrando novas eleições. Tive a honra de ser aluno desse grande cara no primeiro período de Comunicação Social, curso que ainda concluirei.                 


                                                       TUDO NOVO DE NOVO
(Por uma nova eleição na UFMA-Imperatriz)
Vivemos recentemente, na UFMA de Imperatriz, um processo democrático honesto e histórico. Reunidos em comunidade, ouvimos as propostas dos candidatos à Direção do CCSST e votamos naquela que nos pareceu a melhor para todos. A proposta eleita ganhou por maioria dos votos de todos os segmentos – como deve ser num processo democrático.
 
Por motivos que não nos cabe aqui relatar – até porque, sinceramente, não nos interessam – o diretor eleito pediu remoção para a Universidade Federal de São Paulo, campus de Santos, deixando o cargo que conquistou legitimamente. Perplexidade. Mas não desânimo.
 
Agora é preciso começar de novo. Refazer o processo. Pelo estágio que chegou o amadurecimento da nossa comunidade, não é concebível instituir, como ocorreu num passado que todos lembramos bem, um diretor Pró-Tempore que fique além do tempo necessário para dirigir um novo processo eleitoral. Acreditamos que o nosso reitor, professor doutor Natalino Salgado, sensível que é aos apelos das instâncias da universidade e compromissado com a consolidação do processo de interiorização da UFMA, saberá ouvir a voz dos integrantes deste CCSST e atender ao nosso pleito. Um diretor Pró-Tempore, mais uma vez, não interessa a ninguém.
 
Mas é preciso que nos mobilizemos desde já. É preciso que as instâncias estudantis, os colegiados de curso, o conselho de Centro e toda a comunidade universitária manifestem o seu desejo por novas eleições diretas – dentro do princípio de democracia e respeito às ideias e propostas de cada candidato. Como já fizemos, como faremos tantas vezes seja preciso. Temos todas as condições de tomar as rédeas do nosso próprio destino e construí-lo com autonomia, juntamente com aqueles que aqui queiram ser felizes, queiram contribuir com a universidade e com a região, pois temos, em última instância, o dever profissional de fazer desenvolver-se o lugar no qual estamos inseridos, onde estudamos, trabalhamos e que nos acolheu.
 
É hora, de novo, de juntar forças, agrupar interesses, em prol do crescimento do nosso Centro. Enfim, de fazer “tudo novo de novo”, como bem cantou Paulinho Moska.
 
Marcos Fábio Belo Matos
Professor doutor do Curso de Comunicação – habilitação em Jornalismo
Coordenador do G.Mídia – Grupo de Pesquisa da Mídia Jornalística
Coordenador do Cineclube Muiraquitã – Projeto de Extensão do Curso de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!