11/05/2012

Livro publicado em Imperatriz é premiado pela ABL

  • ()
    Divulgação
Fonte: O progresso
 
O livro Os atenienses, a invenção do cânone nacional, do professor, poeta e crítico literário maranhense Ricardo Leão, publicado no ano passado pela Ética Editora, foi o ganhador do Prêmio Literário ABL 2012, na categoria “Ensaio e Crítica Literária”. A informação, encaminhada oficialmente através de ofício assinado pela presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado, foi recebida pelo escritor na última terça-feira, 8.
A obra é resultado de extensa pesquisa do autor sobre os literatos do maranhense que despontaram no século XIX - período áureo da literatura do Maranhão, época em que São Luís foi denominada “Atenas maranhense” - e projetaram-se na então Capital Federal, o Rio de Janeiro, entre os maiores expoentes da literatura nacional, por sua atuação destacada no jornalismo, na literatura e no teatro. Essa investigação científica resultou na tese de doutoramento de Ricardo Leão (nome literário de Ricardo André Ferreira Martins) em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas (Unicamp), em 2009.

 Acolhida pelo editor Adalberto Franklin, a obra foi publicada pela Ética Editora (Imperatriz, MA) e lançada em 2011 durante o Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), evento em que o autor proferiu palestra e apresentou o livro, posteriormente lançado também em São Luís (MA).

 O júri que concedeu o prêmio ao livro de Ricardo Leão foi composto pelos acadêmicos Antônio Carlos Secchin (presidente e relator), Alfredo Bosi e Eduardo Portela. A indicação foi aprovada em sessão da ABL no dia 26 de abril. A entrega do prêmio, de R$ 50.000,00, será feita em sessão pública no salão nobre do Petit Trianon, sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio Janeiro, às 17h do dia 19 de julho, quando se comemora os 115 anos de fundação da Academia.

 Manifestações — Nessa quinta-feira, 10, a notícia circulou e foi comentada na Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura, parabenizando editor e autor pela conquista. De Salvador, o veterano editor e livreiro Tarcísio Pereira escreveu: “Parabéns é pouco! Essa conquista é um prêmio à sua garra e ao tino de editor. Hoje o mundo é plano. Não existem mais lugares distantes.. Quando o trabalho é feito com qualidade e capacidade editorial, ele aparece. [...] Esse é o começo.” A ex-diretora da Representação do Ministério da Cultura para o Nordeste, Tarciana Portella, presidente do Instituto Delta Zero, de Recife, que coordena eventos para definir a presença brasileira na Feira do Livro de Frankfurt de 2013, ocasião em que o Brasil será homenageado e enviará uma comitiva oficial de editores, escritores e livreiros, em mensagem a Adalberto Franklin, ressaltou: “Tá vendo porque eu estou insistindo em você estar conosco nesta mobilização da Feira de Frankfurt?”.

De São Luís, o poeta Nauro Machado - que já ganhou o Prêmio ABL na categoria Poesia - e sua mulher, a também escritora Arlete Nogueira, fizeram comentários altamente elogiosos à obra de Ricardo Leão e destacaram a importância da Ética Editora para o Maranhão. De Brasília, a poeta e atriz Lília Diniz, escreveu: “Parabéns. Imperatriz que ainda sai das páginas do horror explode em beleza e histórias bonitas pra contar”. O professor Marcos Matos, do curso de Comunicação do Campus da UFMA em Imperatriz, destacou: “Ricardo Leão, você enobrece nossa inteligência. Parabéns a você pelo labor acadêmico; ao Nauro, por ser o poeta que é, e à Ética Editora, do Adalberto Franklin, pela coragem de plantar sementes de flores em terra espinhenta”.

O AUTOR

 Ricardo Leão (Ricardo André Ferreira Martins) nasceu em São Luís (MA) em 1971. Na década de 1990, na capital maranhense, tomou parte em grupos literários, como o Poeme-SE, Curare e Carranca, quando publicou antologias e organizou eventos. Foi premiado em vários certames literários, entre os quais o Festival Maranhense de Poesia Falada e o Prêmio Literário “Gonçalves Dias”. Atuou em vários grupos literários e artísticos de São Paulo. É licenciado em Letras Português/Francês pela UFMA (1997); mestre em Letras pela UNESP (2000); doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp (2009). É docente pesquisador do Programa Pós-Graduação, Mestrado em Letras (Literatura Comparada), e da Graduação em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Frederico Westphalen (RS). Publicou os seguintes livros: Simetria do parto (2000, poesia), Tradição e ruptura: a lírica moderna de Nauro Machado (2002, ensaio), Primeira lição de física (2009, poesia) e Os dentes alvos de Radamés (ficção, 2009).

O EDITOR

 Adalberto Franklin, 50 anos, é piauiense de Uruçuí, radicado em Imperatriz (MA) há quarenta anos. É jornalista, editor literário e pesquisador de história e economia regional. Em 1991, fundou a Ética Editora, através da qual coordenou a publicação de mais de 400 títulos. É autor de diversos livros, entre os quais “Apontamentos e fontes para a história econômica de Imperatriz” e “Breve história de Imperatriz”. Ganhou, por duas vezes, o Prêmio Academia Literário Academia Imperatrizense de Letras”. Em 2000, recebeu a Comenda Barão de Coroatá, da Câmara Municipal de Imperatriz, pelos “relevantes serviços prestados à cultura” do município. No próximo mês receberá o título de “Cidadão Imperatrizense”, aprovado há dois meses pela Câmara de Imperatriz. É membro eleito do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, onde deverá tomar posse também no mês de junho.

Blog: Vale lembrar que Adalberto é o pré-candidato a prefeito de Imperatriz pelo PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!