04/05/2012

DCE do Sarney na UFMA prejudica acadêmicos com ameaças.

Blog Conversa de Feira
Depois do PT WO, Coord. do DCE nos braços dos sarneys
É muita irresponsabilidade e truculência, pior que a ditadura militar e concepções fascistas já vistos no movimento estudantil da UFMA.

Com propósito de garantir sua reeleição, a atual diretoria do Diretório Central dos Estudantes – DCE, oportunistas de ocasião ligados ao clã Sarney e com a conivência da Reitoria, vem usando e abusando de chantagens e ameaças aos representantes dos cursos acadêmicos que não querem aceitar e seguir a cartilha da intolerância e do desmonte do que existe de organizado em defesa de um estado não oligárquico naquela universidade.

Pois bem vamos aos fatos:

A UFMA, que em 2013 completará 60 anos, tem como objetivo principal trabalhar pelo desenvolvimento do Estado do Maranhão, formar profissionais em diferentes áreas de conhecimento em nível de graduação e pós-graduação, pesquisar, desenvolver atividades de extensão de organização social, produção, inovações tecnológicas, capacitação de recursos humanos e de valorização da cultura.

Para isso acontecer é necessário que os acadêmicos de todas as áreas, participem de congressos, simpósios, encontros, feiras, etc. Com o objetivo de estender seus conhecimentos e praticar trocas de experiências. Para isso a UFMA garante apoio como ônibus, alimentação, estadia e bolsa financeira.

O negócio é que a atual diretoria do DCE, cujo sua maioria pertence ao PMDB de Roseana Sarney que nomeia o reitor, tendo como seu líder intermediário o Deputado Estadual Roberto Costa (PMDB), vem a gora com ameaças, com intuito principal de ter votos para sua reeleição e de prejudicar o desenvolvimento do estado do Maranhão (isso sempre teve no cardápio da oligarquia), tirar a estrutura de participação dos cursos nos eventos programados neste ano.

Caso emblemático aconteceu na eleição da comissão eleitoral para o próximo pleito do DCE. O representante do curso de Administração teve que votar a favor do DCE de Sarney, se não perdia 02 ônibus para participação do seu curso no congresso fora do estado, com isso levou o DCE/PMDB sarneyzista ter a maioria da comissão.

Esta prática covarde continua acontecendo em vários cursos que estão programados nas realizações de eventos este ano que necessitam do apoio estrutural da Universidade. A última noticia é que o curso de medicina já está sendo chantageado por essa turma de retrógados.

Portanto, acho que os estudantes da UFMA, devem ficar atentos a essas manobras desleais dessa turma e propor na próxima gestão: a luta pela livre utilização da estrutura oferecida pela Universidade, aberto ao diálogo, promover grandes palestras sobre a utilização dos lucros do pré-sal, 10% do PIB para a educação, etc. Isso sim valoriza a academia, valoriza a sua reitoria, valoriza a UFMA, valoriza a sociedade maranhense, em fim, chega de imagem ruim com o Maranhão. O DCE de verdade tem que está preocupado é com os estudantes no di-a-dia na Universidade.

Isso que está acontecendo na UFMA é um crime muito sério é de uma irresponsabilidade tamanha, uma exarcebada vontade de permanecer no poder, sem escrúpulo.

Agora finalizando, com todo respeito que tenho com o Magnífico Reitor Natalino Salgado pergunto: Será que tem anuência do reitor ? O reitor é conivente mesmo com essa loucura?

Quem sabe pode responder, está aberto o debate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!