04/05/2012

Alunos de escola da Regional de Chapadinha promovem manifestação devido à falta de professores e outros problemas

Um exemplo para os alunos de Imperatriz e todo o Maranhão. Saudades do tempo em que existe UMES mobilizadora e de massa aqui, motivos e bandeiras de luta não faltam.

No início da tarde desta quinta-feira, 03, alunos do Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos (Colégio Bandeirantes) promoveram manifestação em Chapadinha.


Em meio à pauta de reivindicações constavam:

- Falta de professores devido à suspensão do seletivo;
- Problemas físico-materiais da escola;
- Dificuldades de relacionamento com alguns servidores da instituição;

- Falta de alimentação escolar.

Dentre outros fatores diversos.


CONFIRA VIDEO DO EVENTO:


Os alunos reuniram-se em frente à escola e encaminharam-se à Unidade Regional de Educação (URE) onde foram recebidos pelo sr. Gestor, Jânio Ayres, que explicou a situação da suspensão do seletivo para professores, as dificuldades advindas por ocasião do processo de municipalização, que dificultaram a concentração em fatores internos às escolas e, ainda, o funcionamento precário das representações estudantis e dos Colegiados Escolares.
Aluna e o Gestor Regional são entrevistados por Fábio Barroso (Mirante AM/local)

O Gestor Jânio Ayres conclamou os alunos a melhorarem sua organização estudantil para que as dificuldades de funcionamento das escolas sejam resolvidas de maneira mais sistematizada e menos tensa, bem como cuidar para um funcionamento eficiente dos Colegiados Escolares.
Também afirmou que devemos tomar o devido cuidado em não transformar uma ação cidadã em um ato político em seu sentido não nobre, sujeito a oportunistas que não estão comprometidos com a melhoria da educação escolar, mas sim, em utilizar estudantes para promover a imagem de alguém.
Fora acordado junto aos estudantes uma reunião com a comunidade escolar para a próxima semana a fim de apresentar as dificuldades em solucionar os problemas, tendo em vista dependerem de fatores externos à escola, à URE e, muitas vezes, ao Governo do Estado.

8 comentários:

  1. Anônimo09:31

    Esse Bringel vai passar à história como o pior secretário de educação que o Maranhão já teve. E olha que o rodízio é alucinante.
    Aqui em Açailândia ele fechou tudo. Entregou todas as salas do ensino fundamental para a prefeitura e fechou os ensinos médios em todos os povoados do interior: Novo Oriente, Sudelândia, Nova Conquista, Califórnia... todas as salas foram fechadas. Ao todo são quase 1000 alunos que viram suas vidas truncadas, muitos já matriculados no 3º ou 2º ano, simplesmente não tem mais opção para estudar. Nem tem dinheiro para pagar, nem existem escolas privadas nos povoados e assentamentos. Os poucos que conseguiram uma vaga na Casa Familiar Rural (uns 40) estão ameaçados também de não chegar ao fim do ano, pois até hoje, cinco de maio, não foi pago um centavo para os professores, que nem assinaram contrato ainda.
    Sabemos que isto não é fato isolado. Ele fez isso no Estado todo. Infelizmente não existe uma rede jornalística independente no Estado que cubra uma situação de calamidade como esa. Tenho certeza que em São Luís, onde tudo é decidido, quase ninguém sabe dessas irregularidades. E o pior é que isso está acontecendo com a Educação, que tem recursos garantidos pelo Governo Federal em função do número de alunos matriculados no censo do MEC. Então os alunos matriculados nos povoados do interior servem só para aumentar os números, o dinheiro vem, mas é destinado aos alunos dos centros urbanos!
    Agora ele vai fazer o mesmo com o poder quase irrestrito da Secretaria de Planejamento? Ah, é, tem eleição chegando aí...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo00:23

    Concordo,em Açailandia não é diferente mesmo,os pais já estão indo fazer denuncia na promotoria juntamente com os alunos,foi o que aconteceu na ultima quinta feira dia 3.Não podemos ficar calados,temos que chamar a sociedade,mostrar o que está acontecendo,estamos convivendo com um governo que não quer,estamos em Maio e eles não estão nem aí.Professor deve ir pra sala de aula concursado,não contratado precariamente com um salario baixo e ilegal.E o pior é que há quem diga que o culpado não é o governo que está aí,temos que ouvir isso por aí.Deixo os parabéns aos alunos de Chapadinha pelo ato.Procurar explicaçao de gestor da URE é um pé no saco,eles só defedem o governo na maior cara limpa.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo00:37

    Olá,sou aluno da escola Carlos Beckman,aqui em açailandia. Não temos todas as aulas,temos só 6 professores no matutino,minha mãe já foi na promotoria denunciar e temos que esperar a boa vontade da governadora que tá pensando só na eleição dos seus prefeitos.E a educação?Agora não temos aula nas sextas -feiras.O bicho pegou.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo00:43

    kd a revolução na educação que a governadora disse que ia fazer no Maranhão?Acho que ela mudou de ideia,de revolução para decadência.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo00:53

    O governo quer saber de economizar,prefere pagar um salário baixo pro contratado no lugar de um salario de um efetivo,significa que a qualidade do ensino cai,é lógico.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo00:57

    Alunos ,pais,professores,entidades e sindicato devem ir pra rua cobrar, já!Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo00:59

    O governo viciou com essa prática indecente.Justiça agora!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo01:03

    O governo não quer saber se meu filho vai passar no Enem para garantir entrada na Universidade.Com a postura do governo,é o que posso concluir.Obrigado pelo espaço.Uma mãe.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!