10/04/2012

Projeto de Extensão utiliza técnica do perfil jornalístico para capacitar professores e comunicadores

Por Adriano Ferreira
O projeto de extensão vinculado ao curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo “Perfis: aprendendo com os personagens do cotidiano” iniciou oficialmente as suas atividades na sexta (6) e sábado (7), das 19h às 22h, durante a programação do Encontro Regional de Estudantes de Comunicação Social (Erecom 2012), no campus da UFMA em Imperatriz.
A oficina teve o objetivo de capacitar comunicadores e professores para manuseio do perfil jornalístico. O projeto, idealizado pelo professor mestre Alexandre Maciel, tem como objetivo oferecer ao público um texto jornalístico humanizado que transcenda a factualidade tradicional das redações e também sirva como ferramenta de ensino-aprendizagem para professores e alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares.
Durante a oficina, o aluno pôde aprender técnicas de entrevista e escrita de texto, assistir e comenta vídeos, ouvir músicas que exemplificam o tema e entra em contato com perfis jornalísticos de âmbito nacional e local. Por exemplo, matérias presentes no Jornal Arrocha – jornal laboratório do Curso de Comunicação Social – e o periódico Jornal Correio Popular.
O objetivo do Projeto Perfis é disseminar a prática dos textos humanizados entre os comunicadores com auxílio de exemplos de construção textual: descrição de personagem, ambiente; caracterização de tempo e impressão de atos cotidianos que não são considerados relevantes em uma matéria convencional. Entre os educadores, o perfil surge como ferramenta interdisciplinar para as matérias que compõem a carga horária da educação básica, especificamente o ensino médio de escolas públicas e privadas. Na oficina, o professor aprende como utilizar o perfil direcionado à disciplina que ele ministra aos alunos.
No dia 23 de março de 2012, a primeira etapa de testes do Projeto Perfis foi cumprida com sucesso e oferecida a cerca de 40 acadêmicos da UFMA pertencentes a diversas áreas, inclusive de projetos de pesquisa e extensão. Eles retonarão em um segundo encontro marcado para o dia 14 de abril, tendo elaborado perfis de personagens da cidade. Os compromissos do Projeto Perfis se firmam com a realização do curso nos dias 28 de abril e 5 de maio para os professores da Escola Tiradentes (Escola Militar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!