04/04/2012

Medicina em Imperatriz. Na Facimp!?

Hoje tive uma informação extra oficial de que o tão badalado curso de Medicina que Imperatriz sempre sonhou vai finalmente ser concretizado. Aí você me pergunta: Legal, e filho de pobre com potencial vai finalmente poder sonhar em ser "doutor"?

Não necessariamente. Segundo minha fonte, digna de credibilidade, o curso não viria para a UFMA  e sim para a FACIMP. A grande discussão é: qual a fonte de recurso que viabilizará o curso? Seria dinheiro público, digo, nosso?

Teria o todo poderoso Antônio Leite, homem do PMDB e de José Sarney em Imperatriz, conseguido se articular via governo federal ou alguém vai me convencer de que é fruto do puro capital privado?

Ah, mas ainda há chance pra filho de trabalhador, afinal temos o PROUNI. Correto? Eu não diria. Na verdade esse programa como política paliativa e complementativa tem sua razão de ser, mas como política permanente de ensino superior acaba se configurando com um canal escancarado de transferência do erário público para o setor privado.

Procura saber o valor da mensalidade do curso de Medicina e veja se um assalariado, vítima da "mais valia"  pode pagá-la.

E assim caminha a humanidade.

Um comentário:

  1. Como universitaria acredito que esse debate deve e merece ser proferido. Uma vez que,desejamos, a sociedade em pequena parte, saber a quem de fato vai se favorecer com esse curso tão badalado. Em vista disso, o que fica em questão é: será que essa ''maravlha'' vai nortear a região como forte em espaço fisico e suficientemente intelectual para adentrar nesse meio, ou será uma mera camuflagem politica que valorizara o poder aquisitivo orindo da cidade?
    Querido Carlos Hemes,adoraria saber de voçê qual a resposta dessa indagação.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!