10/04/2012

Estatuto: últimos ajustes na carreira para concluir revisão

O enquadramento da carreira dos professores no novo Estatuto do Educador e a definição do percentual do interstício entre os níveis da carreira são os pontos que faltam ser ajustados para, finalmente, seja, concluída a revisão do projeto.

Na última reunião de revisão do estatuto, no início desta semana, depois de anunciar ao secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, a posição dos educadores de rejeição à proposta do governo que intenciona reduzir de 5% para 4% o interstício, o secretário informou à direção do Sinproesemma que levaria a decisão da categoria ao conhecimento dos setores administrativos do governo.

“As discussões finais do novo estatuto estão relacionadas ao ajustamento do texto à Lei do Piso Nacional do Magistério. Falta apenas a definição da carreira para finalizarmos a revisão e cobrar do governo prazo para o envio do estatuto à Assembleia Legislativa”, explicou o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.

Quanto à proposta de gratificação concedida aos professores que trabalham em situação de risco, especificamente os que atendem adolescentes em conflito com a lei, no abrigo da Funac, foi aceita a proposta do sindicato, aprovada pela categoria, de equiparar a gratificação desses profissionais aos que trabalham no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, que equivale a 100%.

Concurso Público – O secretário de Educação reafirmou a medida de realizar concurso público para o ingresso de novos professores na rede estadual de educação, por quatro anos consecutivos. O primeiro edital, conforme o secretário, deverá ser publicado neste mês de abril. A quantidade de vagas ainda não foi estipulada pela secretaria, mas, no total, a Seduc estima que a necessidade da rede é em torno de oito mil professores.

Um comentário:

  1. Anônimo17:43

    conversei com alto funcionário da seduc e é dada como certa saida do atual secretário, para assumir o posto vem um tec, em educação de Brasilia. Ela, governo, acha que um especializado na area consiga eleva os indices educacionais do Maranhao que é um fiasco e vai continuar sendo. quanto ao concurso estudar sempre, mas edital sabe- se Deus quando saira, talvez como dizem: " em agosto de Deus". o governo ignora qualquer representaçao do MP e nao sofre e jamais sofrerá qualquer penalidade, estas foram as palvras ditas por ele...

    cleo macedo - 09:19

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!