26/02/2012

SARNEY & CASTELO SE ENTENDEM


O senador José Sarney (PMDB) e o prefeito de São Luís João Castelo (PSDB) são correligionários e compadres. Há entre eles apenas divergências pontuais que, vez por outra, dão a impressão de antagonismo político.

Mas lá no fundo são bons companheiros. O apoio de Castelo a Roseana em 2010 foi fundamental para a vitória da governadora em São Luís. O prefeito acionou os vereadores e estes caíram em campo na campanha da capital.

Em 2012 o compadre Castelo será recompensado. Sarney inventou a candidatura do vice-governador Washington Oliveira (PT), doravante WO, com alguns objetivos claros.

O primeiro é tentar inviabilizar uma candidatura autêntica do PT com o deputado estadual Bira do Pindaré. Sarney pretende colar de vez o bigode na estrela do PT e impedir a construção de uma frente no campo democrático-popular em São Luís.

Uma eventual candidatura de WO implode uma aliança entre PT e PC do B em São Luís e aproxima o PT do DEM, o preferido para compor a chapa com WO. Esse é o segundo objetivo.

Sarney oferece também um candidato frágil para Castelo. Sem votos em São Luís, WO é presa fácil para o experimentado Castelo, principalmente no debate na TV - fator decisivo na reta final da eleição.

WO deve repetir os fracassos de candidaturas anteriores da oligarquia Sarney em São Luís, a exemplo de Gastão Vieira e Pedro Fernandes, esses bem mais preparados que o vice-governador.

Ou seja, a candidatura artificial do vice WO é vitória certa para Castelo. O PT alia-se ao DEM para dar de novo a Prefeitura ao PSDB.

Com Castelo prefeito fica tudo em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!