17/02/2012

Negócio fechado: Madeira cede a vice pros Sarney e sai da prefeitura em 2014

Do portal Entreatos

A pedra estava sendo cantada há tempos. E agora a confirmação: Madeira já negociou com Roseana Sarney as duas próximas eleições, a deste ano, municipais, e as de 2014, estaduais. A informação saiu hoje de dentro do ninho – não o tucano, mas o sarneysista.

Vai ser assim: nas eleições deste ano Madeira cede a vaga de vice-prefeito ao PMDB dos Sarney. Se eleito, Madeira entregaria a prefeitura para o vice em 2014 e sairia para a eleição estadual. Ele poderia tentar ser novamente deputado federal, ser senador ou mesmo vice-governador na chapa da oligarquia.
Seria a maneira mais rápida e eficaz dos Sarney ocuparem o palácio Renato Cortez Moreira, já que pelo voto direto não tem a mínima possibilidade de isso acontecer. Mesmo que a lei da Ficha Limpa não tivesse sido aprovada para valer este ano, Ildon Marques não é mais um homem de confiança do grupo. E eles não tem outro nome. E ninguém em sã consciência iria abertamente a uma campanha na Terra do Frei se dizendo roseanista. Seria uma candidatura natimorta.

Frente – Essa confirmação traz algumas consequências importantes. A primeira é que Madeira vai dispor de mais estrutura para sua campanha, já que ele parece sempre precisar de um aporte do tesouro estadual para ser eleito. Em contraponto, assume o enorme desgaste de ser considerado traidor em sua própria terra. Aqui, como se sabe, os Sarney são tão queridos quanto o sete peles num culto evangélico.

A outra é que partidos como o PDT e PSB estão definitivamente fora dos primeiros planos do prefeito Madeira. Seriam um plano B; quiçá um C. Consequentemente esses partidos tem agora os argumentos que faltavam para romper a aliança com o prefeito Madeira. Aliança, aliás, que nunca houve. Ou houve somente de uma lado, o desses partidos. Madeira governou todo esse tempo sozinho, sem que os partidos que ajudaram em sua eleição tivesses qualquer poder ao menos de sugestão.

É um jogo arriscado esse do prefeito Madeira. Com essa jogada ele tenta ao mesmo tempo isolar o grupo de Ildon Marques – seu mais forte adversário – e pavimentar sua eleição em 2012 e 2014. Esquece ele que Imperatriz jamais reelegeu alguém. E que o povo daqui não gosta dos traidores, ainda mais quando vê o seu destino sendo negociado com o grupo político que mais é odiado na cidade.

Um comentário:

  1. Qualquer coisa seria melhor do que "os companheiros" voltarem à prefeitura.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!