20/02/2012

Aulas aos sábados serão opcionais para os professores

A direção do Sinproesemma discutiu com o secretário de Estado de Educação, Bernardo Bringel, a intenção do governo do Estado de incluir os sábados no calendário escolar da rede pública estadual de ensino. Ao demonstrar a posição contrária do sindicato com relação às atividades nos sábados, a direção foi informada pelo secretário de que o governo precisará apenas de dois sábados, durante o ano letivo de 2012, e que o trabalho dos educadores será opcional e remunerado.
 
O tema foi discutido na reunião sobre o Estatuto do Educador, realizada nesta quarta-feira (15), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Além de esclarecer aos diretores sobre as atividades docentes aos sábados, o secretário adiantou à direção que o governo tem a meta de criar um programa de educação, que ampliará as atividades curriculares, incluindo aulas aos sábados. Porém, os professores serão incluídos no programa por meio de seletivo, com acesso opcional e remuneração compatível com as atividades desempenhadas.

Jornada

 

Os diretores também cobraram do governo o cumprimento da Lei do Piso, no que diz respeito à jornada de trabalho dos professores, que prevê um terço da carga horária para atividades pedagógicas extraclasse. Segundo o presidente do Sinproesemma, o cumprimento da legislação acarreta ao Executivo o acréscimo, em torno de 30%, de novos professores na rede pública de ensino. Diante desse pré-requisito para cumprir a resolução, o secretário disse à direção do sindicato que o Estado tem
dificuldades, no momento, em cumprir a determinação legal.
 
Por outro lado, a direção do Sinproesemma vai discutir a questão em reunião interna e definir que encaminhamentos serão dados para que a Lei do Piso seja cumprida, integralmente, pelo governo do Estado.

Fonte: Godserf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!