06/12/2011

Profissionais e pesquisadores discutem saúde mental em Imperatriz


O curso de Enfermagem do Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz promove até dia 07, um simpósio sobre saúde mental, com o enfoque sobre os 10 Anos da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Em três dias de evento especialistas, universitários, profissionais e representantes de outros segmentos da sociedade vão avaliar os avanços e desafios do setor.

A abertura solene será na terça-feira (06) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, onde as atividades serão realizadas.

Serão realizadas duas mesas redondas. A primeira terá o tema “Os Caminhos da Reforma Psiquiátrica em Imperatriz”, com a psicóloga Isabela Godinho e a assistente social Priscila Coimbra e a segunda, “Os desafios da Reforma Psiquiátrica”, pela enfermeira Ada Marinho, Gisele Costa e a professora e pesquisadora, Denise Ayres, do Curso Jornalismo.

A estudante Karyne Zemf, uma das organizadoras, informa que a proposta do evento foi elaborada pelos alunos do 6º período do curso de Enfermagem como requisito para a nota da disciplina Saúde Mental, será buscar um olhar mais humanizado sobre a saúde mental no município.  “É importante ressaltar que os debates e palestras são organizadas pelos acadêmicos do curso de Enfermagem, mas todo mundo pode e deve participar”.


Sobre a Reforma Psiquiátrica no Brasil

A Lei nº 10.216, em vigor desde ano de 2001, mais conhecida por “Reforma Psiquiátrica do Brasil” estabeleceu as diretrizes de saúde mental do país baseada na humanização do tratamento e formação de uma rede de atendimento aos pacientes.
O ponto alto dessa Lei foi o fechamento dos hospitais psiquiátricos, também conhecidos como manicômios para incentivar o tratamento dos pacientes em seio familiar com apoio de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Em Imperatriz o Governo Federal em parceria com o município criou quatro CAPs, adulto, infantil e ainda Álcool e Drogas.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA


05/12 - Credenciamento



Dia 06/12

08:00h
ABERTURA SOLENE Prof. Dr. Marcelo Donizetti  (Diretor  UFMA); Profª. Cecilma Teixeira (coordenadora do curso de enfermagem); Prof. Priscila Coimbra (Professora de Saúde Mental)  e Representando do SEMUS.


09:00h
Mesa Redonda : “Caminhos da Reforma Psiquiátrica em Imperatriz”, com   Isabela Oliveira Goldinho (Coordenadora Municipal de Saúde Mental); Priscila Coimbra (prof. Saúde Mental – UFMA) Terezinha da Cunha; Telorges (Psicologa/ Coordenadora CAP´s  de Açailancia – MA)


10:30h
INTERVALO

10:45h
DEPOIMENTO DE USUARIO CAP´S AD

14:00h
Mesa Redonda : “ DESAFIOS DA REFORMA PSIQUIATRIC A”, com Ada Marinho (enfermeira), Denise Ayres (Prof de Jornalismo – UFMA) e Gisele da Costa Cerqueira (Psicologa CAP´S AD)


15:30 h
INTERVALO

15:45h
PALESTRA: O TRABALHO EM EQUIPE E A INSERÇÃO DO ENFERMEIRO NA SAÚDE MENTAL Francisca Melo (enfermeira CAP´S AD)

16:30h
LANÇAMENTO DE DOCUMENTARIO Academicas 8º período de enfermagem – UFMA


Dia 07/12

08:00h
PALESTRA: SAÚDE MENTAL: UM OLHAR SOCIALMaria Inês Barros (Assistente Social do HRMI)

09:00h
INTERVALO

09:20h
APRESENTAÇÃO DA TURMA

14:00h
APRESENTAÇÃO DA TURMA

15:00h
PALESTRA:  TERAPÊUTICAS COMPLEMENTARES APLICADAS A SAÚDE MENTAL Patricia Cavalcante (enfermeira)

16:00h
A CAPOEIRA ANGOLANA E O REGIME DE IMAGENS EM GILBERT DURANT PROF. Dr. Fábio Cárdias (Psicologo – professor UFMA)

16:30
ENCERRAMENTO/ COFFEBREAK



Lugar: ASCOM/ UFMA – Núcleo Imperatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!