08/12/2011

Definidas novas diretrizes do Movimento Estudantil da UFMA


Veja mais no blog de Carlos Leen
Após 25 anos, Estatuto do DCE é reformulado

Realizado neste final de semana, durante os dias 2 e 3 de dezembro, mais uma edição do Congresso de Estudantes da UFMA, o CEUFMA.

No evento, foram definidas as novas diretrizes do Movimento Estudantil da Universidade, a reformulação do estatuto do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o agendamento de datas referentes às próximas eleições para a composição dos novos quadros de representantes estudantis.

O evento ficou marcado na história do movimento estudantil universitário como o que teve maior representatividade da instituição, com a eleição de mais de 200 delegados que participaram ativamente das atividades, tendo direito a voz e voto.

Na edição deste ano, o CEUFMA registrou a participação de estudantes de todos os campi da Universidade, outro fato inédito ocorrido ao longo dos dois dias de evento, com intensas discussões e deliberações.

De todas as mudanças postergadas pelo CEUFMA 2011, a reformulação do Estatuto do DCE foi uma das mais marcantes, uma vez que isso não acontecia desde 1986, portanto há 25 anos.

Ficou decidido também que a data para as próximas eleições do DCE e dos conselheiros estudantis será no dia 16 de maio de 2012.

Durante os trabalhos, ainda foram aprovadas as criações das Secretarias da Saúde e Ética, com o intuito de que ambas façam parte da estrutura do Diretório Central dos Estudantes, e a criação das Coordenações Regionais, garantindo a autonomia para cada campi da UFMA no Maranhão, podendo assim cada cidade trabalhar de acordo com as suas necessidades.

Hugo Freitas
Com informações da Secretaria de Comunicação do DCE/UFMA

Um comentário:

  1. Caro Carlos Hermes, a reformulação deste estatuto é uma farsa. E não é verdade que desde 1986 ele não era reformulado. Eu mesmo fui relator do que foi reformulado no momento no final de década 90 ou inicio da de 2000 se não me falha a memória. Foi retirado do antigo vários avanços. Como apoio aos movimentos sociais, participação ampla de estudantes, a defesa do socialismo, etc.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!