26/12/2011

Cuba anuncia libertação de 2.900 prisioneiros


Blog Conversa de Feira

 
Raúl Castro, presidente de Cuba
O governo de Cuba vai libertar nos próximos dias 2.900 prisioneiros, entre os quais 86 estrangeiros de 25 países. A decisão, anunciada pelo presidente cubano Raúl Castro na última quinta-feira (22), mas divulgada por agências internacionais apenas nesse sábado, é um “gesto de boa vontade”, motivado, entre outras razões, pela visita iminente do papa Bento XVI. Entre os que serão libertados há doentes, idosos e mulheres, incluindo alguns condenados por crimes políticos, de acordo com as autoridades cubanas.

Segundo informações de membros do governo, alguns condenados por crimes contra “a segurança de Estado” também serão libertados. “Todos eles completaram uma parte importante de suas sentenças e mostraram bom comportamento”, disse um comunicado oficial citado pela agência de notícias cubana Prensa Latina. Mas os condenados por crimes como assassinato, espionagem e tráfico de drogas não serão anistiados.

Entre os que continuarão presos está o norte-americano Alan Gross, condenado por supostos crimes contra o Estado. A vice-ministra de Relações Internacionais de Cuba, Josefina Vidal, disse à agência de notícias Associated Press que o americano, que cumpre pena de 15 anos por distribuir equipamentos ilegais de comunicação para a ilha, “não está na lista”.

Em julho deste ano, Raúl Castro concordou, após conversas com a Igreja Católica, em libertar 52 dissidentes presos desde 2003. As prisões em massa daquele ano, que ficaram conhecidas como a Primavera Negra de Cuba, foram condenadas internacionalmente. Na ocasião, a União Europeia cancelou a cooperação com a ilha, que só foi retomada em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!