06/12/2011

15 ANOS SEM JOÃO DO VALE, O POETA DO POVO!!!


Este blogueiro que vos escreve teve o prazer de conhecer e se tornar amigo de Riva do Vale, cineastra e filho primogênito de João do Vale. Riva é carioca mas mora hoje em São Luís onde se casou com a jornalista Benedita Freire. Benedita é velha amiga nossa e companheira de lutas nos movimentos sociais e nos meus bons tempos de Partido dos Trabalhadores. Os dois estiveram em Imperatriz na Semana João do Vale promovido pelo Centro de Cultura Negra, ideia que surgiu  quando Benedita e Riva mostravam-me o vasto  e rico arquivo pessoal do velho e imortal João do Vale, numa das vezes que me hospedou em sua casa.

Riva como o pai sofreu um derrame e tem parte do corpo paralisado. O artista que mesmo com as limitações leva e resgata a história do pai para o Brasil, cresceu jogando bola na casa de Chico Buarque, na juventude viveu um romance com a cantora Amelinha, hoje ex-esposa de Zé Ramalho.

Histórico do documentário:

Documentário sobre o grande poeta brasileiro João do Vale, que muita gente desconhece por nomes, mas que com certeza esses "muitos" já ouviram suas poesias sendo entoadas por esse Brasil. João do Vale, é mais um típico caso de grande artista brasileiro totalmente desvalorizado, pobre, semi-analfabeto, preto e nordestino, uma combinação infelizmente cruel para quem nasce nessas terras.

Mas que não o abateu, e deu a ele um mérito a mais, pois além do seu incalculável talento, estão as barreiras quebradas por esse poeta de extrema sensibilidade em captar tristezas e alegrias, fazendo ficar bonito até mesmo, a mais cruel das situações, pela qual passava e passa seu povo. Junto a isso, a emoção que passa em seus versos ao serem declamados.

É fácil, realmente muito fácil notar a contemporaneidade de sua obra, mesmo esta, tendo em boa parte, mais de 30 anos. Um cidadão que estava intelectualmente a frente dos seus, e deixou para a posteridade a lição que, inteligência não se consegue na escola, está

bem além disso. Apesar de não possuir escolaridade, trabalha de forma única as palavras, e deixa fácil para o ouvinte o esclarecimento de suas idéias.



Você pode conhecer um pouco mais da história desse grande brasileiro e adorado nordestino em:

http://www.fundacaojoaodovale.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_do_Vale
http://www.cliquemusic.com.br/artistas/joao-do-vale.asp
http://www.mpbnet.com.br/musicos/joao.do.vale/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!