17/11/2011

VEJA MAIS: Curta Imagem Negra no Ferreirinha


VEJA MATÉRIA COMPLETA COM IMAGENS E VÍDEO PRODUZIDO POR  Cida Marconcine


Em plena manhã de segunda-feira (14/11), no Teatro Ferreira Gullar, véspera de feriado da Proclamação da República, ponto facultativo para os servidores públicos estaduais do Maranhão, mas o Centro de Ensino Edison Lobão fez a grande diferença ao realizar a culminância do Festival de Cinema "Curta Imagem Negra", que tem a frente a competente, criativa, integrante do Centro de Cultura Negro Cosme (CCNC) e da Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz/MA (Ceiri), atriz, palhacinha (animadora de festas) e educadora Eró Cunha (UREI/CE Edison Lobão). 

Eró Cunha, coordenadora do Curta Imagem Negra
Na verdade, este evento faz parte da abertura oficial da XI Semana Municipal da Consciência Negra, aqui de Imperatriz, momento este que é uma oportunidade de produção, amostragens e exposições de várias atividades realizadas com alunos e professores das redes públicas, com o tema Afro-Brasileiro.  

A arte do troféu ficou por conta do designer Marcelo Aquino
As representantes da Ceiri (Eró Cunha, Dora Mota, Giseuda e Maria Luíza), muito se empenham para a implantação da Lei 10.639/2003 nas escolas da rede pública de ensino, e diga-se: tem conseguido com muito sucesso.

Maria Luíza, coordenadora da CEIRI
O Teatro Ferreira Gullar ficou lotado, com alunos, professores, coordenadores e gestores do CE Edison Lobão, além dos familiares e pessoas da comunidade, pois que a exibição dos curtas-metragens produzidos pelos alunos foi aberta ao público. 


Foram exibidos mais de 10 vídeos, com temáticas voltadas para a questão racial, frisando o preconceito e racismo que os afrodescendentes ainda sofrem, dando destaque também para a riqueza da cultura Afro-Brasileira. 

Abertura do Festival de Filmes CURTA IMAGEM NEGRA
Além dos curtas exibidos, aconteceram também muitas apresentações musicais, onde os próprios alunos da escola deram um show de melodia, afinação, criatividade, sob a coordenação da professora Cristiane, de Língua Inglesa... enfim muitos talentos nesta manhã de segunda-feira.

Eró Cunha, durante a apresentação dos curtas-metragens
Apresentação musical de alunos do CE Edison Lobão
Mais talentos revelados durante o Festival,
também alunos do CE Edison Lobão



Os alunos Thaís Rodrigues, Maurício e Cícero:
show de interpretação

Presentes também ao evento, fazendo parte do corpo de jurados, o empresário Neudson Claudino (patrocinador do evento), o professor Carlos Hermes (CE Edison Lobão), a professora Cida Marconcine (UREI/CE Estado de Goiás) e o ativista cultural/professor Eduardo Palhares. 

Eró Cunha (organizadora do Festival) e os jurados Neudson Claudino,
Carlos Hernes, Cida Marconcine e Eduardo Palhares 
Os curtas-metragens produzidos por alunos da rede pública estadual desta Unidade de Regional de Educação de Imperatriz é apenas uma mostra do que existe de talento e criatividade nas escolas, às vezes é necessário apenas a oportunidade como esta, seja na música, literatura, teatro, imagens e vídeos. 
Início de um dos curtas-metragem apresentados
 durante o Festival
A Ceiri vem desenvolvendo seu trabalho de forma sempre brilhante, seja na organização destes eventos, seja na sensibilização para uma educação mais pautada na Diversidade Cultural. 

RESULTADO E PREMIAÇÃO

1º LUGAR
A KARRERA (3ª ANO C - MATUTINO)

Alunos premiados recebem troféu das mãos da professora
Cida Marconcine (Setor Pedagógico/UREI), na foto também Eró Cunha

2º LUGAR
A REALIDADE (3ª ANO C - MATUTINO)

Alunas premiadas recebem troféu das mãos da professora Maria Luíza (CEIRI)

3º LUGAR 
A DIFERENÇA É COMPLETUDE (2º ANO A - MATUTINO)

Alunos premiados,  junto com a professora Eró Cunha
e gestora escolar Maria das Graças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!