01/11/2011

Governador assina emenda ao Projeto que implementa o Piso dos professores

Não gostei desse release da assessoria de comunicação do Sinproesemma, acho que exageraram nos termos repetindo muito a palavra governo e a figura do governador em imagens e textos. Sem  sectarismo, mas acho importante sempre lembrar a quem Washington serve nesse cargo. Para os próximos textos, proponho  enfatizar mais e mais o mérito prioritário da luta dos trabalhadores e a ação governamental apenas como consequência dessa luta,. Primeiro para que a categoria não se acomode como se tivesse tudo bem. Segundo para evitar que se alimente o discurso de quem já tem tendência a fazer interpretações distorcidas. Segue nota do sindicato:

Após concluir a discussão com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) acerca das mudanças que devem ser feitas no Projeto de Lei que trata da carreira do magistério e da implantação do Piso Salarial Nacional, o governo do Estado assinou uma nova mensagem para alterar o texto do projeto nos itens que, segundo o sindicato, prejudicaria consideravelmente a carreira dos educadores.

A mensagem foi assinada pelo governador do Estado, em exercício, Washington Oliveira, e entregue ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Arnaldo Melo, em solenidade realizada no final da tarde desta sexta-feira (28), no Palácio dos Leões, com a participação de várias autoridades do governo, entre as quais, o secretário de Educação, João Bernardo Bringel e o secretário de Planejamento, Fábio Gondim. Também participaram os deputados estaduais, Francisca Primo (PT), J. Pinto (PR) e Roberto Costa (PMDB).

A mensagem contém emenda ao Projeto de Lei mantendo as dez referências do grupo do magistério que foram suprimidas no texto original do PL e, diante da incorporação de 20% da Gratificação por Atividade de Magistério (GAM), também altera as alíneas referentes às diferenças da gratificação, estabelecendo 75% para os professores do nível médio, que recebem 100% de GAM, e 104% para os professores do nível superior, que recebem 130%. No texto original do PL, o governo reduziu as diferenças da GAM para 66% (nível médio) e 83% (nível superior).

O presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, prometeu dar celeridade ao processo de votação do Projeto de Lei, com a emenda adicionada, para que o reajuste do Piso Salarial seja aplicado imediatamente.

O governador Washington Luís, que substitui a governadora Roseana Sarney, interinamente, no comando do Estado, disse que esse ato é de grande importância e significa uma abertura de novas perspectivas de diálogo e discussão com a classe trabalhadora no estado.

O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, participou da solenidade, representando todos os trabalhadores da rede estadual de educação. “Esse ato é o resultado de 78 dias de greve e luta dos educadores e da convicção do sindicato de que é necessário fazer o debate público das questões relativas à educação. Mas é preciso dar passos mais largos. A valorização profissional deve estar associada à carreira profissional. Esse ato é uma etapa inicial desse processo, que tem o Estatuto do Educador como eixo central, o qual esperamos que seja discutido e aprovado para que essa união entre carreira e valorização seja sacramentada”, ressaltou o sindicalista.
 
Depois de dias difíceis de luta e negociação até chegar ao ato de assinatura da mensagem, o diretor de comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres, avalia que pela primeira vez o governo do Estado recebe a direção do sindicato: "é importante a sensibilidade do governador em convidar e receber  os dirigentes em ato de assinatura da modificação do Projeto de Lei".

2 comentários:

  1. Anônimo11:30

    de onde ja se viu o sindicato deixar o governo mexer com a gratificiação?e ainda falam que não os professores não terão prejuízos no futuro..kkkkk
    Segundo uma ementa apresentada pelo governo e aceita pelo sindicato, nós agora passaremos a ter reajuste salarial quando tivermos abaixo do piso, ou seja, até igualar com o piso, vamos esperar pra ver... O sindicato entregou mesmo nossos direitos para o governo fazer o que bem entender...
    sindicatozinho fraco e barato. A impressão que dá é que estão mesmo coligados com o governo, enaltecendo este desgoverno que tanto maltrata a classe. Vamos esperar pra ver o que vai vir no futuro, será que este tal de julio, presidente do sindicato, já tem cargo no governo?
    ana..

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:38

    O bom é que o governo coloca na pagina dele que vai ser aprovado o plano de cargos e salários. POr que o sindicato nao desmente este desgoverno? até agora isso não passa de um golpe na classe, pois reajuste é obrigaçao mesmo do governo eque ainda meteram mão de direitos adquiridos há anos, como a gratificação que foi mexida. Cadê as titulações, progressões? este é o verdadeiro plano de cargos e salários.....
    abraços....

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!