17/11/2011

Deputados aprovam Projeto de Lei que autoriza recomposição salarial dos professores.


O argumento do governo era de que o Projeto de Lei que trata  da alteração da GAM e da aplicação do piso com aumento de 20% teria que passar pela Assembleia Legislativa. Agora passou, hoje por volta das 14 horas os deputados o aprovaram autorizando inclusão do aumento no orçamento do Estado. E agora Roseana? 
O caminho para o governo é pagar retroativo outubro e novembro. Se dessa vez o contracheque não vier coloridinho...viixe...penso num reboliço...Veja a matéria: 
Pires elogia AL pela recomposição do salário do magistério
Foto Materia
 O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, deputado César Pires (DEM), elogiou a conduta dos parlamentares da Casa no processo que recentemente aprovou a recomposição salarial e a aplicação do piso nacional aos professores da rede estadual de ensino.

Segundo o presidente da comissão, as partes envolvidas na discussão, o Governo do Estado, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) e a própria Assembleia Legislativa merecem ser exaltadas pelo exemplo democrático que prestaram à sociedade maranhense.

“Quero mais uma vez exaltar o comportamento desta Casa quando que por unanimidade e uníssono votou no projeto de lei do Executivo, que trata do piso salarial e toma outras providências em relação ao magistério, uma medida das maiores que esta Casa pode tomar. E de igual monta também por parte do governo do Estado”, disse.

Pelo texto aprovado, a Gratificação de Atividade do Magistério (GAM), passa a ser de 75% aos professores de nível médio e 104% aos professores e especialistas portadores de nível superior e professores das classes I e II que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais. O documento também altera o artigo 13 do PL, que trata da aplicação do piso salarial da categoria e assegura o pagamento dos profissionais quando a remuneração estiver abaixo do valor do piso.

A categoria passou a ter um reajuste de 20%, sendo 12% aplicados em outubro e o restante escalonado nos meses de março e setembro de 2012.

Ainda sobre o tema, o deputado também anunciou que com maior brevidade possível a Assembleia vai encaminhar ao governo as providências necessárias para que a Secretaria de Planejamento (Seplan) autorize o pagamento de folha suplementar à categoria de servidores. No entanto, ele ressaltou que a partir de agora uma nova 'luta' surge, pois é necessária um debate bastante ampliado para que seja definido o Estatuto do Magistério.

“Nasce evidentemente agora outra luta, que é uma luta da Construção do Estatuto do Magistério, uma base conceitual forte que nós começamos a construir como Secretário, mas que esbarrava nessa questão salarial, agora, depois de aprovada em Brasília pelo Supremo [Tribunal Federa] remetendo responsabilidade ao Estado e o Estado como de costume não poderia afrontar a Lei e faz agora aqui um dever de justiça em relação aos nossos professores”, afirmou.

No final de seu discurso, César Pires defendeu o posicionamento do governo do Estado em relação às punições aplicadas aos militares que participaram do movimento grevista, que reivindica melhorias salariais e nas condições de trabalho.

5 comentários:

  1. Anônimo18:30

    Espero que o governo cumpra a sua parte e pague a anunciada folha suplementar o mais rápido possível. Agora não há mais desculpas.

    ResponderExcluir
  2. Profª Carla21:11

    Vamos aguardar o cumprimento do governo.
    Abraço Carlos!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:58

    Prof: Assis de Deus

    Mrp Maranhao
    Pra quem anda comemorando a APROVAÇÃO DO PL 248/11, COMO A DIRETORIA DO SINPROESEMMA. Reflita:
    A Lei do PISO estabelece:

    Art. 5º O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009.

    ... Parágrafo único. A atualização de que trata o caput deste artigo será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007.

    O artigo 6º do PL 248/11 estabelece:

    O vencimento do grupo magistério da educação básica será reajustado, quando a REMUNERAÇÃO do cargo efetivo estiver ABAIXO do valor do PISO salarial profissional do magistério.

    Atenção! a construção desse artigo tem as digitáis dos diretores do sinproesemma.

    Compare os dois artigos e se vc perceber vantagem no artigo 6º, COMEMORE E DESCULPE A NOSSA IGNORÂNCIA.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo23:54

    Reunião debate nova proposta para o Estatuto do Educador:
    Em reunião realizada nesta sexta-feira (18), representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão (Sinproesemma), discutiram uma nova proposta para o Estatuto do Educador. A nova redação para o documento foi apresentada pela entidade.

    Nela, o sindicato propõe que a atual estrutura da carreira do Magistério da Educação Básica, que possui 4 classes e 25 referências, seja alterada para duas classes A e B, sendo A (composta pelas referências de professores com nível médio - extintas a vagar) e B (constando profissionais com formação em nível superior).

    Ainda de acordo com a proposta, serão mantidas as regras atuais do estatuto como: interstício de 5% de uma referência para outra, garantia de promoção, além da nova GAM de 75% para nível médio e 104% para nível superior, conforme projeto de Lei aprovado pela Assembléia Legislativa.

    “Com essa nova proposta, o Estatuto do Educador se torna praticável e as promoções e benefícios para o professor serão automáticas”, declarou Júlio Pinheiro, presidente do Sinproesemma.

    Um novo encontro entre representantes do governo e Sindicato será realizado na próxima semana. Na oportunidade, a proposta do Estatuto será apresentada ao Secretário de Educação, João Bernardo Bringel. Até o dia 30 deste mês também acontecerá um audiência pública para discutir com a sociedade civil e entidades ligadas à educação a proposta do novo Estatuto do Educador.

    Segundo Amanda Maria Rosa Guará, representante da Seduc na comissão que está discutindo o Estatuto, o momento agora é de análise da nova proposta apresentada pelo sindicato. “O momento é de exposição da proposta para a equipe técnica esquematize dentro de um quadro, conforme o projeto de Lei para posterior disciplinamento da proposta do Estatuto”, ressaltou.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23:56

    Eita sindicato que decide as coisas sem comunicar a classe.....
    deveria se ter um debate com classe, pois o sindicato decidindo as vidas dos professores a sós está sem crédito, pois tudo que defendemos na greve, está de água a baixo mesmo...... Mudanças estão tendo e o sindicato não convoca a categoria pra debater o que está sendo mexidoooo....
    abraços....
    ana Maria....

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!