17/11/2011

Curso de Engenharia de Alimentos comemora cinco anos e formação da primeira turma



Curso inédito no estado forma a primeira turma em janeiro de 2012


IMPERATRIZ—Começou a contagem regressiva para a solenidade de formatura da primeira turma do curso de Engenharia de Alimentos do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz, marcada para 16 de janeiro de 2012.

Durante as atividades da 2ª Semana de Engenharia de Alimentos, realizada na semana passada, especialistas, professores e estudantes discutiram as tendências do setor alimentício no país e os desafios dos profissionais na Região Tocantina.

Criado em 2006, como parte do processo de expansão do campus, o  curso de Engenharia de Alimentos comemora os avanços alcançados. “Já começamos bem e essa semana de engenharia foi uma resposta a esse crescimento que tivemos nos últimos cinco anos”, comemorou  a coordenadora da Semana de Alimentos, Maressa Carvalho.

O diretor do campus de Imperatriz, professor Marcelo Chaves, ressaltou o crescimento e organização do curso em cinco anos. “A primeira turma está prestes a se formar e o curso nos orgulha muito por ter atingido a nota quatro do MEC, numa escala que vai até cinco”, reconheceu.

A coordenadora do curso, professora Angela Borges, admite que há barreiras a serem superadas pelo curso, mas adiantou que esse é o preço a se pagar pelo pioneirismo. Em todo o Estado o curso só existe no campus de Imperatriz. Ela adianta também que há avanços e as perspectivas para as próximas turmas do curso são excelentes.  “Ainda falta o dono da empresa reconhecer o papel do engenheiro de alimentos. O importante é que o  Maranhão ainda tem muito a crescer nessa área”, prevê a coordenadora.

Engenharia de Alimentos e Nutrição
Pelo fato do curso ser novo, às vezes a sociedade confunde os papeis dos profissionais da Engenharia de Alimentos com o de Nutrição.  A professora Angela Borges explica: “O curso de Nutrição tem o seu belo papel de orientar as pessoas sobre a alimentação, de reconhecer o valor dos alimentos; já o curso de Engenharia de Alimentos atua principalmente na produção dos alimentos”.

Saiba Mais
O profissional formado em Engenharia de Alimentos atua no processo de produção, conservação e transporte dos alimentos. Também é atribuição desse profissional o estudo sobre o surgimento de novos produtos e novas embalagens de acordo as tendências do mercado de alimentos no Brasil.
Lugar: ASCOM/ UFMA – Núcleo Imperatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!