03/11/2011

Consciência Negra é tema do Cine Muiraquitã no mês de Novembro na UFMA


Programação mensal gratuita começa hoje, às 18h, com o filme Barravento

Imperatriz - A exibição de filmes do Cine Muiraquitã, tradicional por abordar um tema a cada mês, homenageia em novembro os povos afrodescendentes. O tema comemorativo pelo Dia Nacional da Consciência Negra (celebrado em 20 de novembro) visa trazer à reflexão a importância e riqueza da cultura afro e a inserção de negros na sociedade brasileira. Em novo espaço para receber os interessados, o cine funciona agora na sala do Laboratório de Telejornalismo, no prédio novo do Campus de Imperatriz.

A primeira sessão deste mês será exibida hoje (quinta-feira) às 18h. As demais serão realizadas nas quartas-feiras, no mesmo horário e local.

Confira a programação de novembro:

03 de novembro
BARRAVENTO (1961): Primeiro longa-metragem de Glauber Rocha, o filme conta a história de uma aldeia de pescadores de xaréu (peixe de escamas comum em recifes e baías), em Salvador-BA, onde ainda permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. 
09 de novembro
PIERRE VERGER: MENSAGEIRO ENTRE DOIS MUNDOS (1999): Gilberto Gil narra e apresenta o filme que traz a última entrevista de Pierre Verger (filmada um dia antes de seu falecimento, em 11 de fevereiro de 1996), além de extenso material fotográfico, textos produzidos e depoimentos de amigos do fotógrafo, como o documentarista Jean Rouche (Musée de l'Homme, Paris), Jorge Amado, Zélia Gattai, Mãe Stella, Pai Agenor e o historiador Cid Teixeira. A tão famosa ponte criada por Verger entre a cultura negra na Bahia e na África, rompida desde os anos 40, é reestabelecida no filme quando Gilberto Gil refaz o papel de Mensageiro e percorre os mesmos caminhos do fotógrafo. O filme revela ainda outra descoberta de Verger: os descendentes da única colonização feita por brasileiros, os "Agouda" - africanos habitantes do Benin e da Nigéria, que ainda hoje cultivam influências brasileiras trazidas por ex-escravos que retornaram do Brasil ao continente africano.
16 de novembro
ORÍ (2008):
Conta a história de uma mulher, Beatriz Nascimento, historiadora e militante, que busca sua identidade através da pesquisa da história dos "Quilombos" como estabelecimentos guerreiros e de resistência cultural, da África do Século XV e do Brasil do Século XX. Com música original de Naná Vasconcelos, direção de fotografia de Hermano Penna ("Sargento Getúlio", "Fronteira das Almas"), "Orí" é um filme tese.

26 de novembro
AZUR E ASMAR (2006):
Dois meninos que foram criados por Jeanne, mãe de Asmar. Um louro de olhos azuis, outro, moreno de olhos pretos. Os meninos cresceram juntos, como irmãos, encantados pelas histórias sobre a Fada dos Djins. A partida de Jeanne separa os dois meninos abruptamente. Já adultos, eles se reencontram. Desta vez como rivais na busca pela Fada, que os leva a atravessar o reino encantado do Maghreb, repleto de perigos e aventuras.
Fonte: Ascom UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!