27/11/2011

Assessor da Funai se reune com índigenas em Imperatriz


Reunião entre lideranças indígenas e o assessor da presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio), Francisco Pianco, apresenta os pontos acertados na negociação entre a Funai e a comissão composta de 11 lideranças que representou os índios do estado do Maranhão em Brasília no último dia 9 de novembro.
 
A reunião aconteceu na tarde de hoje, 25, com as lideranças e representações de vários povos indígenas de municípios como Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Grajaú e Amarante. Cerca de 135 índios fizeram-se presentes na reunião que ocorreu na sede da Coordenação Regional da Funai em Imperatriz por intermédio da Coordenação de Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – Coapima, com o intuito de esclarecer  pontos reivindicados pelos indígenas como o afastamento do coordenador regional da Funai, José Leite Piancó, e a criação do comitê gestor da instituição no Maranhão.
 
Francisco Pianco declarou que a negociação está mantida e os pontos foram atendidos: “Nós decidimos que José Leite Piancó Neto não é mais o coordenador da regional da Funai no Maranhão e que o processo de transição vai ocorrer neste fim de ano, para que o próximo coordenador possa assumir a partir de janeiro de 2012.” Explicou.
 
Debatendo e esclarecendo
 
Nas falas das lideranças ficou claro a coesão do movimento indígena, desmentindo rumores de que o movimento e a causa indígena estivesse sofrendo com conflitos internos.
 
Segundo José Arão Lopes, integrante da comissão que esteve na capital federal para a negociação, a última ocupação da sede da Funai em Imperatriz, no último dia 18, teve a influência de funcionários e indígenas coagidos que desejam que o órgão continue desestruturado. “Nós sabemos que existem pessoas que se dizem índios, por meio de fraudes, com o apoio de próprios funcionários da Funai, com objetivo de desarticular nossa organização”, finaliza.
 
Sobre a Coapima
 
 
A Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão - Coapima, é uma ONG responsável por articular os indígenas do estado do Maranhão. Os principais desafios desta entidade são a luta pela preservação das florestas, pela manutenção da cultura indígena e por aspectos básicos para o melhoramento da saúde, educação e questões territoriais fundiárias. O contraponto à luta desses povos é ao modelo de implementação dos grandes projetos econômicos, tais como hidrelétricas, barragens, hidrovias e pontos de desmatamento ilegais em áreas que são disponibilizadas para a vida e o desenvolvimento cultural dos povos.
 
 
Assessoria de Comunicação Coapima
 
Contatos
Paulo Edson de Melo – (99) 8157-8938
Zé Luis Costa – (99) 9142-9772
Wyviann Costa – (99)8157-2298

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!