19/11/2011

Acadêmico da Unisulma representa o Maranhão em feiras nacionais e internacionais


Vendo a matéria do jornalista Guilherme Barros, filho do mais lido blogueiro da cidade professor Isnande, não pude deixar de repercutir aqui e destacar que hoje o estudante Carlos Pereira é de fato da Unisulma, mas com orgulho digo que veio da escola estadual Edison Lobão de onde também veio Emily Ferreira, minha ex-aluna. Juntos essas mentes brilhantes ganharam o Brasil e o mundo nos orgulhando a todos. Segue matéria do blog de Dimas Salustiano.

Projeto de aluno da Unisulma é premiado com menção honrosa de ciência e tecnologia pela UNESCO. Além to título, o aluno e o orientador receberam um notebook e uma viagem para conhecer a sede da instituição, em Paris.

A pesquisa científica vem recebendo maior visibilidade nos últimos tempos. Diversas são as feiras que incentivam e promovem os trabalhos. A Unisulma sedia a Semana do Meio Ambiente, onde é dado um espaço para exposição de projetos e os melhores recebem credenciais para outros eventos nacionais (como a FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e a MOSTRATEC - Mostra de Ciências e Tecnologia).

Carlos Pereira Martins e Thiago Pinto, orientados pelo professor Zilmar Timoteo Soares (Prof. Dr. do curso de Ciências Biológicas e Nutrição da Unisulma), iniciaram o laboratório alternativo. Visando construir aparelhos para as aulas práticas de química e assim possibilitar o acesso às experimentações, mesmo em locais com deficiência de estrutura.

Porém, com o tempo foi constatada a carência de reagentes para que os experimentos fossem realizados. Iniciou-se então outro projeto, “materiais alternativos como instrumentos de ensino e aprendizagem em química: uma abordagem construtiva na experiência formativa do acadêmico de ensino médio”. Nesse projeto apenas Carlos continuou e entrou a filha do professor Zilmar, Emily Ferreira Soares.

A dupla passou a trabalhar na extração de reagentes, álcool, ácido e essências (tudo extraído de frutas) para dar complemento ao projeto antigo. Dessa maneira, a união dos projetos laboratório alternativo e materiais alternativos permitiria as aulas práticas em qualquer instituição, pública ou privada que não possua estrutura nem equipamentos.

Após ficarem em primeiro lugar na MOSTRATEC, receberam o prêmio de menção honrosa, notebooks e uma viagem para conhecer a sede da UNESCO, em Paris. A viagem está programada para julho do ano que vem e eles irão passar 15 dias na Cidade Luz. (Guilherme Barros – ASCOM/UNISULMA)

Um comentário:

  1. celiachaves20:45

    É salutar meu caro vê o desenvolvimento dos estudantes de Imperatriz.Hoje o Centro de Ensino Nova Vitória tbém fica feliz pelo bom desenvolvimento de nosso ex aluno PEDRO MATEUS BILHO DA SILVA.O menino é fera.Recebeu medalha de bronze ano passado na OBEMEP e esses ano foi premiado com mensão honrosa no IFMA.Pedro estar estudando no COC e é um excelente aluno.Na prova do CEFET foi um dos primeiros colocados.Pedro fez o ensino fundamental na escola ´pública e mostra que tem valor.Q ue Deus o faça brilhar cada vez mais.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!