17/10/2011

Ministro do Esporte pede ao procurador que investigue acusações


Do blog de Luís Cardoso

O ministro Orlando Silva (Esporte) pediu nesta segunda-feira que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, abra uma investigação sobre as acusações de corrupção na pasta, que chefia desde 2006.

No ofício, o ministro disse que está a disposição para “prestar todos os esclarecimentos necessários”.
“É mais uma iniciativa para que todos os fatos sejam esclarecidos e que fique claro que as supostas denúncias não passam de mentiras e calúnias, feitas por um cidadão que está sendo processado pela Justiça”, afirmou o ministro, em nota divulgada no site do ministério.
Ministro Orlando Silva (Esporte), que é acusado de corrupção
Ministro Orlando Silva (Esporte), que é acusado de corrupção
Silva é acusado de participação num esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que dá verba a ONGs para incentivar jovens a praticar esportes.
A acusação foi feita à revista “Veja” pelo policial João Dias Ferreira. Segundo ele, o ministro teria recebido dinheiro vivo na garagem da pasta, o que Silva nega.
Na tarde de hoje, o ministro irá dar uma entrevista coletiva sobre o caso.
O Ministério da Justiça também vai determinar à Polícia Federal a abertura de um inquérito no começo desta semana.
Já o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), vai apresentar hoje um requerimento convidando o policial para falar na Casa.
O ministro também deverá falar na Comissão de Fiscalização e Controle sobre as acusações.
A oposição quer ouvir também Célio Soares Pereira, que afirmou à “Veja” ter entregue dinheiro ao próprio ministro na garagem do ministério, em Brasília, no final de 2008.
Ferreira foi preso em 2010 pela Polícia Civil do Distrito Federal sob suspeita de envolvimento no desvio de recursos do mesmo programa.
Segundo nota divulgada ontem pelo ministro para se defender do conteúdo da reportagem da “Veja”, atualmente o ministério “exige a devolução de R$ 3,16 milhões, atualizados para os valores de hoje”.

Comentário do blog: O coerente é não sair em defesa do ministro só por ser do partido no qual acabei de me filiar. Não defenderei corrupção em qualquer hipótese em caso de confirmação, o que não foi o caso.  Nesse caso, porém, por honestidade intelectual é preciso fazer algumas reflexões:


1. Não duvido que tenha havido corrupção no Ministério, contudo, qualquer leigo sabe que acusação tem que ter provas, por enquanto são acusações verbais de gente sem a credibilidade devida;


2. Quem acusa tem por trás a nata da mídia golpista representante do grosso capital, é só olhar o interesse da VEJA, Globo, Folha de São Paulo...essa turma apoiou o golpe militar e todos os governos corruptos do Brasil, não tem moral pra falar de ética.


3. Nos aproximamos da Copa do Mundo e das Olimpíadas, Orlando Silva é o homem pra comandar tudo isso. A quem interessaria derrubá-lo agora? E derrubando, não atingiriam de cheio o governo Dilma? São reflexões que julgo importantes antes de concluir que algo seja é verdade ou não.
IMPRENSA GOLPISTA


Um comentário:

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!