06/10/2011

Grupo de pesquisa da UFMA e Cinema no Teatro realizam mostra de cinema e sexualidade

O grupo de pesquisa "Dintersex: Diálogos e Interseções em Sexualidade", da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o projeto Cinema no Teatro, realiza, neste mês de outubro, quatro exibições que irão discutir a sexualidade nas suas mais diversas formas. Serão exibidos os filmes XXY, As Melhores Coisas do Mundo, Orações Para Bobby e Transamerica,que tratam de temas como dilemas da sexualidade, sexualidade na adolescência, identidades sexuais e de gênero.

O objetivo da parceria é estimular a discussão acerca de temas que ainda hoje são colocados de lado quando se fala em sexualidade. Para o professor e coordenador do grupo, Dr. Jonas Alves, o cinema ajuda na hora de discutir temas como estes. “Sexualidade faz parte da vida, da constituição humana, das relações sociais. Cinema é a reconstituição da vida, a decantação da alma humana, a reflexão e a crítica da sociedade. Quando os dois se juntam, vêm à tona os enigmas dos desejos, as incoerências sociais, a força da intolerância.”

As exibições têm início com uma polêmica produção argentina, o filme XXY, que retrata o drama um adolescente hermafrodita que, ao se apaixonar por um garoto, entra em conflito com sua indefinição sexual. Em seguida será exibido o filme brasileiro As Melhores Coisas do Mundo, que mostra o despertar da sexualidade de um adolescente ao mesmo tempo em que ele tem de lidar a recém descoberta da homossexualidade de seu pai. Produzido originalmente para a televisão norte-americana e baseado em fatos reais, o filme Orações Para Bobby narra o drama de um adolescente homossexual de 16 anos, que, diante da pressão psicológica, preconceito da família e intervenções religiosas, acaba se suicidando aos 20 anos de idade. E encerrando a mostra, será exibido o filme Transamerica, que conta a história de um transexual que descobre ser pai quando está prestes a realizar uma cirurgia de readequação genital.

A seleção dos longas que serão exibidos foi feita pelos professores e alunos do grupo de pesquisa. “Os filmes que participarão do mês da sexualidade esquadrinham os limites da sexualidade, colocando em xeque nossas certezas, nosso senso de normalidade e nossos próprios preconceitos”, comenta o coordenador do grupo.

A primeira sessão da mostra acontecerá na próxima segunda-feira (10) e segue nos dias 17, 24 e 31 de outubro, sempre às 19h no Teatro Ferreira Gullar. As sessões são abertas à comunidade e a entrada é franca.

Mais informações podem ser encontradas no site do projeto Cinema no Teatro:www.cinemanoteatro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!