04/10/2011

CARLOS HERMES SAI DO PT

Do blog de Isnande Barros

Prof. Carlos Hermes
Foto: Facebook

Carlos Hermes é professor de História, formado na UEMA-Impearatriz, é escritor, blogueiro e militante social. Iniciou a carreira política no movimento estudantil da cidade e foi dirigente do PT local. Na semana passada deixou o PT e se filou ao PCdoB, partido pelo qual disputará uma vaga na Câmara Municipal de Imperatriz. Sobre a mudança de partido e a conjuntura política local ele assim respondeu ao blogue:

1 - O que motivou sua saída do PT?

Saí do PT por aos poucos ter perdido a crença, a paixão que sempre me motivou. Essa desmotivação me fez desacreditar que a resistência ao avanço da oligarquia sobre o partido em todo o Estado tenha vida longa. Não acredito que o PT resistirá, sobretudo em cidades menores onde o poder da máquina das prefeituras sarneystas pesa muito sobre os diretórios. Sou muito movido pelo que acredito, e na atual conjuntura histórica do Maranhão não acho possível se entregar por completo a um projeto de derrota da oligarquia Sarney.

2 - Isso significa um rompimento com o grupo do ex-prefeito Jomar Fernandes?

De modo algum. Jomar foi a maior liderança de oposição a oligarquia em Imperatriz, por isso sofreu os desgastes causados pela mídia e a estrutura política e econômica do grupo na cidade. É claro que não é a mesma coisa de estar no mesmo partido, mas continuaremos na mesma linha política e todos os petistas continuarão a ser meus companheiros. O PT de Imperatriz é uma exceção a esse contexto estadual e nacional, pena que por estar tão isolada não se sabe até onde vai a resistência que ora se mantém firme.

3 - E a sua candidatura a vereador, como fica?

Continua com todo gás, claro que saindo do PT perdi a maior base de apoio partidário, havia um grupo forte decidido a ir à luta e nos eleger vereador de nossa cidade, mas Imperatriz nos conhece temos trabalhado firmemente desde a última eleição em quem fui bem votado. No PCdoB tenho grandes amigos e gente disposta a caminhar conosco, além de outras lideranças que se filiarão para estarmos juntos.

4 - Qual o futuro do PT em nossa cidade?

Não me sinto capaz de responder a isso. Paradoxalmente, saio, mas torcendo pelos que ficam, não saí pra ser anti-petista ou jogar pedras. O PT de Imperatriz tem o melhor presidente de sua história, o professor André Santos, uma turma firme e determinada a ver o final do enredo. Se dependesse só do diretório de Imperatriz eu seria um eterno petista. Tomei uma das decisões mais difíceis de minha vida com base numa leitura política de futuro . Como historiador, sei que estamos prestes a virar uma página da história do Maranhão, não quero participar disso pela metade. A história dirá se foi acertada.

Um comentário:

  1. Anônimo12:56

    Entrevista Editada, sem dúvida. Olha a Borduna de tatajuba no lombo.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!