12/09/2011

20 ANOS SEM GONZAGUINHA, O FILHO DO REI DO BAIÃO.

No último dia 29 de abril completaram-se 20 anos que um dos maiores compositores da nossa MPB saiu de cena para fazer parte do hall das inesquecíveis estrelas da nossa música popular, em uma constelação de grandes nomes o de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior se destaca.
Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, ou simplesmente Gonzaguinha, nasceu em 22 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro, filho legítimo de Luiz Gonzaga, o rei do baião, e Odaléia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil.

"Venho de Odaléia uma profissional daquelas que furam cartão e de vez em quando sobem no palco; ela cruzou com meu pai e de repente eu vim" (Gonzaguinha)

A mãe morreu de tuberculose ainda muito moça, com apenas 22 anos de idade, deixando Gonzaguinha órfão aos dois anos, e o pai, não podendo cuidar do menino porque viajava por todo Brasil, entregou-o aos padrinhos "Dina" (Leopoldina de Castro Xavier) e Xavier (Henrique Xavier), baiano do violão das calçadas de Copacabana, do pires na zona do mangue, morro de São Carlos "foram eles que me criaram e por isso eu toco violão". (Gonzaguinha)fonnte musicari brasil.

Fonte: Sertão9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!