01/07/2011

FIM DAS COLIGAÇÕES JÁ NAS ELEIÇÕES PARA VEREADOR NO PRÓXIMO ANO

Por Pedro Lopes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (29), por maioria de votos, a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com as coligações eleitorais nas eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais).

A PEC integra o conjunto de propostas da Comissão de Reforma Política do Senado. Para efetivar a nova regra, a PEC ainda precisa passar pelo plenário do Senado e pela Câmara. As coligações partidárias serão permitidas, entretanto, nas eleições majoritárias (presidente da República, governadores, senadores e prefeitos).

Em defesa do fim das coligações nas eleições proporcionais, o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), argumentou que esse modelo de alianças, em geral, ‘constituem uniões passageiras, estabelecidas durante o período eleitoral por mera conveniência, sem qualquer afinidade entre os partidos coligados no tocante ao programa de governo ou ideologia।


Blog: O problema é passar pelo crivo da política nos plenários da Câmara e do Senado. Contudo, é uma possibilidade real já para as eleições de 2012. Se a coisa se confirmar, os partidos menores terão que se rebolar para atingir o número mínimo de candidato. Me parece que seria uma incoerência já que forçaria os partidos a apresentarem nomes apenas para fazer número.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!