12/07/2011

A crítica de Marx à alienação política

Blog do Eri


Para Marx, a preservação dos direitos do homem, presentes na sociedade civil, seria a razão de ser do Estado. Numa formulação que continuará a ser central no restante da sua obra, considera que ao invés de pôr fim às contradições da sociedade civil, como acreditara Hegel, o Estado existiria como instrumento para a manutenção dessas contradições, ou seja, a política não resolveria os problemas da sociedade civil, mas como que os refletiria. Nesse sentido, haveria uma espécie de alienação política, em que se acredita que as particularidades constitutivas da sociedade civil seriam superadas na universalidade do Estado.

Por Bernardo Ricupero, do Jornal de Resenhas.

3 comentários:

  1. Anônimo16:49

    Sr Carlos Hermes,é muito bonito ver a esqueda mundial comentar Karl Marx.Como ninguem nunca leu Marx,todos os analfabetos acham ótimos estes artigos.Savendp desta verdade,o Stalin fez o que fez,dizendo que Marx assim dizia.O que Stalin fez,foi ensinar os nazistas na Alemanha a matar 6 milhoes de judeus,pois ele matou 1,2 milhoes de judeus ma Urss,mais uns 25 milhoes russos,ucranianos, e de todas os paises que vieram a compor a Urss.Estude um pouco,leia alguns livros tipo ¨O livro negro do comunismo ¨. Não perca , e assista o filme documemtario ¨Soviete Story ¨.Assim talvez o autor aprenda um pouco sobre Marx, e seus sucessores. Se tiver um pouco de vergonha,ficará ruborizado nas bochechas. Abraços, espirito de Nikita Khrutchev.

    ResponderExcluir
  2. OLá tudo bem,o BNC Noticias acompanha o seu blog e vc esta em nossa pagina principal se possivel gostariamos de estar em sua pagina principal

    um ABRAÇO NEUTON CESAR
    BNC Noticias

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Khrutchev, é uma honra tê-lo, mesmo em espírito a comentar este humilde blog. O texto em questão não é meu, inclusive, dou a fonte. Porém, mesmo não sendo um dos maiores especialistas em Marx do país, tenho algumas leituras que me permitem ousar debater o tema.

    Os dados que você apresenta são reais, mesmo com alguns exageros em números, mesmo a obra "O livro negro do comunismo" não sendo uma obra póstuma sua, retrata fielmente o "comunismo real" ou o Stalinismo. Mas se es mesmo tão estudioso do assunto, vai saber que stalin deturpou a essência do marxismo, eliminou os maiores conhecedores e seguidores de Marx, e mesmo de Lenin e impôs um regime próprio. Sobre esse você tem razão, mas o que Marx pensou e propôs à humanidade, isso nunca foi posto em prática. Talvez tivesse alguma aplicabilidade prática se Lenin tivesse vivido mais.

    Portanto, seu ódio e sua crítica é ao stalinismo e não ao marxismo.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!