06/07/2011

Crise terminal do capitalismo?

O teólogo, escritor e filósofo Leonardo Boff, criador da corrente Teologia da Libertação em que faz uma releitura do cristianismo como um instrumento de libertação dos oprimidos, adaptando-o aos princípios sociais do Marxismo, escreve um belíssimo artigo para a revista Carta Maior, contrapondo os princípios de Leo Huberman, autor de "História da Riqueza do Homem", para quem o capitalismo sempre se adapta às novas realidades sociais,em ciclos sistêmicos, passando de uma crise para um ressurgimento com características próprias, a exemplos das fases Comercial, Industrial e Financeira.

Li a obra de Huberman ainda nos primeiros períodos de minha graduação em História na Uema, mesma época em que militava na Pastoral de Juventude de Imperatriz e bebia da fonte de Boff em sua obra clássica "A águia e a galinha". O debate é bom.

Nesse rico artigo Leonardo Boff,diz que na sua fase atual o capitalismo não conseguirá mais se adaptar, justamente por destruir suas fontes vitais de produção da riqueza, a natureza e o trabalho.

Leia todo o artigo em Carta Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!