04/06/2011

Sobre Maranhão do Sul

Em 1827 na região de Grajaú, o líder sertanejo Militão Bandeira liderou um movimento pela criação da República de Pastos Bons, nome dado à região que hoje se reivindica Maranhão do Sul. A batalha é histórica e tem raízes no nosso processo de formação no sul.

Segundo a historiadora balsense e autora do livro "Caminhos do Gado", nós do sul somos diferentes pela nossa origem e herança cultural que se caracterizou ainda na peculiaridade do processo de ocupação. Se o norte de formou pela colonização litorânea, nosso povoamento se deu via correntes migratórias de criadores de gado a partir da empresa colonizadora dos Garcia D`Avila, a Casa da Torre na Bahia.

Os reflexos de nossas diferenças estão nas características de nossa economia, no clima tropical de terras férteis, nos hábitos culturais que nos faz preferir quadrilhas juninas ao bumba meu boi, na música, na dança, nas comidas típicas, na linguagem, enfim, já somos outro Estado só nos falta a redivisão territorial.


A preocupação desse blogueiro é a mesma, que se construa algo realmente das bases populares, caso contrário não se conseguirá o principal que é melhorar a vida do povo. Claro que não se pode excluir quem quer construir, mas fiquemos de olho nos oportunistas de plantão.

5 comentários:

  1. Post de grande valor histórico1
    Parabéns!!!
    Aprendi algo novo!!!

    ResponderExcluir
  2. João Paulo Ferreira de Assis00:45

    Senhor Carlos Hermes, esta febre de criação de Estados no Brasil pode até fornecer argumentos para o desmembramento do nosso país. Era preferível que os Estados atuais fossem subdivididos em províncias autônomas, que poderiam ser por exemplo, um conjunto de comarcas, ou mesorregiões naturais. A administração estadual seria subdividida. No caso do Maranhão, poderiam muitas coisas que demandam uma viagem a São Luís serem feitas em Caxias ou Imperatriz. Seria mais econômico, pois não geraria obrigação de ter mais um tribunal de contas, mais uma assembleia legislativa, mais um governador com todo o seu secretariado.

    Saudações, Professor João Paulo Ferreira de Assis, Ressaquinha MG.

    ResponderExcluir
  3. mas fiquemos de olho nos oportunistas de plantão.
    JUSTINOFILHO DIZ,NAO VEJO POSSIBILIDADE DE UM PROJETO QUE DIGA OU DEBATA ELE SEM A PRESENÇA DO PREFEITO MUNICIPAL DA MAIOR CIDADE DO SUL DO MARANHAO SEJA ELE QUEM FOR DEVE ESTA NO CENTRO COORDENANDO AGORA VOCE ACHAR QUE MACACHEIRA POSSA LIDERAR ALGO SEM INTERRESES OUTROS AI JA E BRINCAR COM A INOCENCIA DE TODOS.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Marcelo. Nós aprendemos um com o outro, seu blog é grande fonte de cultura.

    ResponderExcluir
  5. Justino, nunca disse isso, pelo contrário, sei quem está por trás,essa é a preocupação.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!