18/06/2011

Governadora, devolva o dinheiro dos professores!

A revolta toma conta da categoria dos professores da rede estadual que teve parte do seu salário retido pelo governo no período de greve. Vale lembrar que no acordo que suspendeu a greve, o governo enganador de Roseana Sarney se comprometeu em devolver o salário numa folha suplementar no mês de Junho.

O problema é que o mês já está no final e nada do dinheiro. Uma fonte de dentro da SEDUC informou ao blog que a Secretária Olga Simão tem afirmado que só devolverá o dinheiro no final de Dezembro, depois que se comprovar a reposição das aulas. Dessa forma, a Secretária quebra o acordo firmado com a categoria e incita uma nova greve ainda neste ano.

DÉCIMO TERCEIRO

O governo afirma que no próximo dia 23 o governo adiantará o salário de Julho e pagará metade do décimo terceiro, mas em nenhum momento fala em folha suplementar. Ora, salário e décimo é obrigação, a novidade seria o cumprimento do acordo.

FÉRIAS É DIREITO

Enquanto o sindicato em São Luís se mantém calado, a base da categoria em Imperatriz está tomando uma decisão em diversas escolas: Se o governo não repor o salário, ninguém trabalhará nenhum dia do mês de Julho. Se o sindicato ainda discute trabalhar 15 dias, sem nosso dinheiro roubado, nada feito.

GOVERNO COVARDE

O Simproessema precisa mudar de atitude, tá muito calado ou sua comunicação precisa ser revista. Não se sabe como o sindicato está enfrentando esse governo covarde que se não cumpre nem o ponto mais fácil, imagine se aprovará Estatuto do Magistério ou mesmo implantará a Lei do Piso. Nós cumprimos a nossa parte, voltamos e trabalhamos todos os sábados, mas estamos prontos para paralisar novamente se for preciso.

13 comentários:

  1. Anônimo19:58

    estes dinheiros descontados quero que a roseengana fique de esmola pra ela, pois nessa vida agente nao leva nada. Não sei pra que tanto dinheiro que esta mulher quer. Ela terá que comprar dois caixões, um pra ela e outra pra os milhoes que ela rouba do povo maranhense...... eu to achando que ela vai levar mesmo os professores na conversa, ou seja, na promessa, pois enganar ela sabe bem, besto quem acredita neste desgoverno...... to doida que chegue 2014 e este povo do maranhão, principalmente a classe de professor vote nela, ou no candicato dela........ ai posso dizer que merecemos esta miséria mesmo....
    abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:16

    É, além de não trabalhar nas férias... porque não devemos trabalhar mesmo, férias é direito e não devemos abrir mão dele. Com ou sem dinheiro devolvido. Se a secretaria não cumpre com a proposta que fez, devemos suspender imediatamente as aulas aos sábados. E se continuar se fazendo de louca... voltaremos à greve e com toda a força.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:48

    O primeiro passo que o SINPROESEMMA tem que fazer é romper com esta comissão permanente da enrolação e começar a mobilizar a categoria de novo para novos embates no segundo semestre. Inclusive voltar a greve por tempo indeterminado. O SINPROESEMMA tem uma comunicação externa muito ruim

    ResponderExcluir
  4. Caro Carlos hermes,
    Como não encontrei a carta de Dilma Rousseff a Fernando Henrique Cardoso por ocasião dos 80 anos do ex-presidente (sábado último), tomo a liberdade de usar o espaço do comentário para exibir o texto da carta. Ao final o endereço eletrônico onde a acarta pode ser lida:
    “Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear. O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica. Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje. Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato. Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito. Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias. Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!”
    www.fhc80anos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Anônimo08:47

    O que se pode perceber acerca do Sindicato de São Luís é que ou ele está com o rabo preso, ou se vendeu pra governadora Rosengana. O certo é que nós que somos o sindicato não devemos ficar esperando que a governadora se sensibilize com a classe, até parece que a comissão que está negociando está fazendo corpo mole. Vamos nos unir agora mais do que nunca e botar a boca no trombone e denunciar a todos os meios de comunicação o descaso desse governo corrupto.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:35

    Amigo Carlos Hermes: Gostaria de me solidarizar com toda a classe de professores de Imperatriz e de todo Estado do Maranhão. Eu, particularmente tinha minhas dúvidas que esses acordos seriam cumpridos pelo governo do Estado. Pois,quem retornou ao governo, como Roseana/retornou naquele processo de cassação do então, governador Jakson Lago onde, todos nós sabemos como ocorreu, isso aí é "fichinha" pra governadora. Portanto, acredito que a classe tem toda legitimidade para buscar seus direitos.

    ABRAÇOS!!!

    ROCHINHA DA NOVA IMPERATRIZ.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10:38

    Ola Professor, concordo com a posição do Governo em devolver o dinheiro após a reposição das aulas, pois desta forma os alunos não serão prejudicados, pois o que vimos em greve anteriores foi uma verdadeira enrolação por parte de alguns professores no que diz respeito a reposição das aulas. Portanto caro professor, antes de lutamos pelos direitos, primeiro devemos cumprir com o nosso dever. Faça uma pesquisa com os professores da rede estadual e veja quantos dele tem filhos (as) estudando em escola estadual. Diante do resultado da pesquisa, vc poderá compreender o comportamento vergonhoso de alguns educadores maranhenese.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14:10

    Professores, podem se preparar para mais uma traiçaõ dessa diretoria do sinproesemma, não virá dimheiro nenhum, o estatuto será uma decepção, e alguns poucos professores cada dia ficarão mais ricos,e os professores da base mais pobres.

    ResponderExcluir
  9. Profª Rosyjane19:22

    Acredito que já está passando da hora de nós professores que estamos em estado de greve voltarmos a nos reunirmos e traçarmos os caminhos para o mês de julho e o restante do ano, pois caso o governo descumpra ainda mais, o que foi acertado em mesa de negociação para o fim da greve, nós não estejamos despereparados para continuarmos a nossa nova jornada. Uma coisa é certa, não podemos desanimar, e se tivermos que voltar à greve, pois que façamos JÁ...
    LUTAR POR DIREITOS É UMA OBRIGAÇÃO NOSSA ENQUANTO EDUCADORES, E PARA ISSO, PRECISAMOS ESTAR ATENTOS E MAIS DO QUE NUNCA FIRMES NA CERTEZA DE QUE A GREVE É NOSSA UNICA ALTERNATIVA, POIS É PRECISO LEMBRAR QUE ESTAMOS DIANTE DE UM GOVERNO MENTIROSO E SEM COMPROMISSO ALGUM COM A EDUCAÇÃO.
    Companheiros e companheiras....a luta faz parte da nossa história

    ResponderExcluir
  10. Anônimo08:25

    Este SINPROESEMMA é um sindicato de cúpula pelega. Vamos engrossar o cordão da oposição sindical contra os dois Júlios. Romper com esta comissão de negociação da enrolação que eles criaram para dar suporte ao fim da greve. Quanto ao dinheiro dos descontos vamos denunciar este calote contra os professores com a conivência desta Diretoria Pelega. Voltar novamente a greve no início de agosto é necessário até a vitória final.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11:37

    Está na hora de pensar no documento que foi acordado com o sindicato,e, passar o em uma nova estrategia para paralização, contra este efemero governo.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo19:32

    Prof: Assis de Deus
    Caro professor Carlos Hermes, sou oposição a essa direção que aí está dentro do nosso sindicato, pois creio que sindicato é pra defender os nossos interesses e não fazer o jogo do governo, faço um pedido a vc,entre em contato com os professores do MRP e vamos juntos construir um sindicato que defenda a nossa profissão, a nossa carreira e que a vontade da categoria prevaleça, pois vivemos uma democracia, pois o que aconteceu no dia 15 de maio, foi uma falta de democracia por parte da direção, que não aceitou a derrota, pois os colegas virão e perceberam que recuar naquele momento, era fazer o que o governo queria, saiba que a luta não terminou e esses traidores um dia vão ter o que merecem.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!