06/05/2011

Quando a UMES existiu I

A partir de hoje vou postar fotos e história da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Imperatriz-UMES, até como forma de lançar o debate na sociedade, principalmente estudantil, sobre a importância de uma entidade como esta para a cidade e qual sua atual realidade, ou o que fizeram da UMES de hoje que diante de uma greve da educação se mostra inexistente.


Movimento pela vinda da CPI do crime organizado a Imperatriz em 1999. A UMES protagonizou o ato mobilizando mais de 3000 estudantes. Na época, além de presidir a entidade este blogueiro também trabalhava(profissionalmente) como pintor letreiro e desenho comercial. Essa faixa é uma boa recordação dessa habilidade quase totalmente perdida.



Esta foi apenas uma das 4 grandes mobilizações de rua que foram feitas no período de 1999 a 2001. Nessa época com a "Campanha de criação de Grêmios Estudantis" a UMES fundou e refundou Grêmios nas escolas Graça Aranha, Dorgival P. de Sousa, Amaral Raposo, Nascimento de Moraes, no então CEFET, Jonas Ribeiro, Raimundo Soares, Edison Lobão. A mobilização era fácil, a UMES articulava a diretoria do Grêmio que rapidamente articulava os estudantes.











7 comentários:

  1. Anônimo10:54

    Rapá vc tem história pra contar!!!kkkkkkkk

    A revolução precisa de um letrista da vossa estirpe.Um letrista historiador paidégua,comprometido com seu verdadeiro povo!!!

    Firme na luta

    prof. magno

    ResponderExcluir
  2. Carlos mas no Rdo Soares não tem Gremio Estudantil, pelo menos eu não sei e acho que nem os alunos...nunca ouvir falar disso por lá..vou verificar..

    ResponderExcluir
  3. Obrigado companheiro histórico professor, realmente temos uns dois dias de labuta...rs

    Nada perto de quem lutou no ABC ao lado de Lula...mas tamo construíndo.

    ResponderExcluir
  4. Magnólia, lá existiu um Grêmio, pode e deve estar desativado, mas já teve.

    Hoje tem o Wellington que pode ser um reinício..

    ResponderExcluir
  5. Profº Stenio José13:29

    Bons tempos esses, quando existia uma entidade realmente comprometida com a causa estudantil e atenta as manobras opressoras da elite.

    ResponderExcluir
  6. Meu nobre, quem é o atual Presidente da UMES? E em qual endereço eles estão atualmente? Está uma deficiência encontrá-los. Já fui em sites, em lista de telefones, mas nada... :(
    Pode me ajudar?
    jairoaraujom@gmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Carlos,Vamos a luta pra restabelecer nosso grêmio estudantil na nossa escola (Edson Lobão). O Colegio hj vive em total abandono,nunca se foi falado por parte da diretoria sobre o grêmio para os alunos.Obrigado pela colaboração. By: Hallef Will,Aluno do 2°ano médio =)

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!