11/05/2011

Mais de três mil alunos e professores interditam BR 010 em Imperatriz

Mais uma vez Imperatriz assume o papel de vanguarda rebelde nas lutas sociais do Estado, dessa vez a demonstração se deu numa gigantesca e histórica manifestação de estudantes e professores em defesa do movimento grevista e em repúdio ao descaso do governo Roseana Sarney com a educação. O ato aconteceu nesta manhã e contou com mais de três mil manifestantes que ocuparam as principais ruas da cidade e seguiram em direção à ponte sobre o riacho Cacau na BR 010, entrada principal da segunda maior cidade do Estado.

Mais de 20 entre as maiores escolas do Estado participaram do evento cívico que se iniciou ás 8 horas na Praça de Fátima. No roteiro percorrido os manifestantes passaram em frente à escola Nascimento de Moraes e seguiram pela rua Leôncio Pires Dourado até chegar na BR.

O ato foi organizado pelo Simproesemma, regional tocantina, e por uma comissão de novas lideranças estudantis que surgiram por ocasião da greve e já se articulam para formar Grêmios estudantis e rearticular a União Municipal dos Estudantes Secundaristas, que também foi alvo de protestos da estudantada pela omissão, sucateamento e pelos atuais dirigentes atrelarem a entidade a políticos ligados á oligarquia e ao governo municipal tucano.

A manifestação pacífica contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e SUTRAN que cuidaram de garantir a segurança no fechamento da rodovia que foi interditada por uma hora.

Rua Leôncio Pires Dourado



Chegada na BR 010 início da paralisação do trânsito.
Marginal direita da BR tomada por estudantes e professores

Ponte sobre o riacho Cacau completamente tomada.



Carro da Policia Federal tendo passagem autorizada.



25 comentários:

  1. Prof. Janice16:32

    Aí está a resposta que os alunos e professores dão aos que acham que tem poder de acabar com a greve na educação. Esses jovens são a prova de que vale a pena lutar por uma educaçaõ de qualidade. Estamos diante de uma grande manifestação de UM CHEGA DE ENGANAÇÃO, BASTA DE ENRROLAÇÃO, não dá mais para suportar tanto descaso com algo tão sério quanto a educação. Parabéns , mil vezes parabéns aos nossos queridos alunos por esse ato que é histórico e vai ficar prá sempre em nossas mentes. Vamos continuar unindo forças e vamos a vitória!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16:55

    O movimento em defesa da educação reforçado pela força da juventude estudantil é imbatível! É hora de promovermos uma REVOLUÇÃO na educação do Maranhão!
    Só a educação mudará os índices do Maranhão.
    Mais educação, menos propaganda!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17:01

    Parabéns! Pais, alunos e professores de Imperatriz, pela grande manifestação realizada em apoio a classe dos professores do Maranhão.Em Estreito também houve uma grande manifestação hoje com o fechamento da BR 010 com apoio dos pais, alunos e professores. Uma hora eles vão nuns ouvir.

    ResponderExcluir
  4. Profª Aldeni17:27

    Muuuuuuiitoooo booommmmm!!!!

    ResponderExcluir
  5. Tumazinha17:45

    Foi muito lindo!
    Participei deste movimento e fiquei maravilhada com a participação dos educadores,educandos e pais imperatrizenses.Fiquei mais feliz ainda,quando ouví da boca do Sr. Agostinho Noleto em entrevista a TV
    Mirante, (onde pedia que os professores grevistas retornassem às salas de aulas ou seriam demitidos),que esses professores estavam fazendo falta nas escolas por talvez serem os melhores professores.Realmente somos bons mesmo, pois mesmo fora de sala de aula, estamos cumprindo nosso papel de ensinar nossos alunos a serem cidadãos participativos na sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo19:32

    bom vcs podiam mandar essa fotos para o jornal nacional essa semana eles tao falando sobre a educaçao do brazil manda essa coisas para la duvido que eles nao vam colocar no ar os videos as coisa pq nao sao mandados pela roseana sarnay igial a mirante que nao fala nada sobre a greve manda isso para o jornal nacional que eles botao no ar duvido se ela nao vai ter vergonha e vai sentar com os profesores ok manda para o jornal nacional que eles pasam
    isso no ar essa semana eles estao fasendo reportagem sobre a educaçao e duvido se eles nao botao no ar essa imagens que vcs tem

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Hermes, quanta saudade desse povo, dessa gente que só me enche de orgulho por serem maranhenses como eu. Parabéns a todos vocês. Grande abraço, Celso Brandão.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo20:39

    Fico muito feliz pelo apoio de todos nesta luta!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo20:40

    Gostaria de saber dos direitos legais dos professores caso sejam demitidos?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo20:41

    Se a greve foi considerada ilegal qual a segurança que o professor tem pelo sindicato em continuar na luta?

    ResponderExcluir
  11. À Revolta do cidadão Marenhense, e principalmente de Imperatriz, com o Governo do Estado que nós temos. É isso mesmo Imperatriz, vamos mostrar a ela a Governadora do nosso Estado, o quanto ela é querida para nós de Imperatriz. Dale imperatriz.

    ResponderExcluir
  12. parabens professores e alunos GUERREIROS.......

    ResponderExcluir
  13. Dário Jorge21:48

    Carlos Hermes, estou com algumas fotos da manifestação de hoje realizada por alunos,eles fizeram uma caminhada pelo centro comercial,depois nos dirigimos ao C.E. João Pereira Martins Neto onde estava havendo aulas com alguns professores que furaram a greve os alunos entraram na escola e convidaram os colegas que aderiram imediatamente ao movimento e deixaram sozinhos em sala os professores(furões da greveve) e se dirigiram rumo a ponte JK onde fecharam o transito durante duas horas não tinhamos tres mil alunos como vcs mas de 500 adolescentes obstinados....que juntos davam palavras de ordem e faziam discursos inflamados contra o governo de Roseana Sarney, na oportunidade contamos com o apoio da PRF - TO que mt nos ajudaram no fechamento da ponte e do conselho Tutelar que ficou até o final da manifestação dando apoio aos adolescentes revoltados...não consegui enviar as fotos em seu e-mail, mas amanhã estarei no sindicato e deixarei pra vc postá-las

    ResponderExcluir
  14. Anônimo22:34

    Estou aqui para apoiar os professores. Deem um jeito de enviar para o Jornal nacional e espalhem nos blogs, orkuts, twiters,etc. O povo precisa saber o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo22:46

    Parabéns alunos e professores.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns!Esta luta é árdua, mas com o apoio dos alunos e pais nos fortalece cada vez mais.

    ResponderExcluir
  17. Leonor00:15

    Caro anônimo em primeiro lugar saiba que nenhum professor será demitido porque está fazendo greve, pois esse é um direito garantido na Constituição. Em segundo lugar a greve foi considerada ilegal aqui no Maranhão e não precisamos dizer porque certo?, mas o Maranhão é subordinado a leis federais, portanto o sindicato recorreu da decisão dos tribunais maranhenses no STF, em Brasília e até o presente momento não houve a votação do mérito da questão, portanto estamos respaldados legalmente até acontecer esta votação e que se ela for considerada ilegal em Brasilia aí é que a gente tem até 30 dias para voltar ao emprego sob pena de responder a processo administrativo que pode culminar em demissão. Portanto até acontecer essa votação em Brasília, muitas águas vão rolar. E terceiro, o sindicato não seria leviano a ponto de colocar em risco o meio de sobrevivência dos seus associados. As ameaças constantes que recebemos fazem parte das estratégias do governo para desmobilizar, amedrontar e enfraquecer o professor. O Sr. Agostinho ja fez o que podia e o que não podia e agora sua última cartada é essa... nos demitir. Mas isso é mais uma piada porque ele não tem esse poder constituido.Vamos continuar lutando na certeza de que o governo vai perceber que a negociação é o melhor caminho! Continuemos firmes!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo00:25

    a região tocantina virou uma arena com guerreiros e amigos juntos nesta batalha!


    visitem: www.acontece.pro.br/blog/
    sigam: @gidelsena

    ResponderExcluir
  19. Anônimo08:10

    só não sabemos é quando os governos vão compreneder que uma sociedade desenvolvida e sólida capaz de trilhar seus proprios caminhos escolhendo o melhor, sociedade educada.Lutando pela educação, estamos lutando, por saúde, segurança e desenvolvimento. sou professor moro em teresina trabalho em IMPERATRIZ, tenho 61 anos, mas sou um jovem quando o tema éeducação...avante amigos..chegaremos lá..

    ResponderExcluir
  20. Regina Célia Costa Lima12:52

    O que se viu em Imperatriz no dia 11 de maio de 2011, foi algo bonito de se ver. Professores e alunos se uniram numa aula de cidadania daquelas poucas vistas na história. Não dava para saber quem era mestre e que era aprendiz. Na verdade foi um desses poucos momentos educativos em que todos aprendem e todos ensinam.
    Nas ruas da cidade espalhamos um ecoante grito pela educação que queremos e merecemos e, ao mesmo tempo que repudiamos a tirania daqueles que teimam em nos querer calar, tirando de nós a esperança e a dignidade.
    Todos, como no dizer de nosso saudoso Gerado Vandré,"com a história na mão" marcharam pelas ruas da cidade e escreveram um capítulo da nossa história. Quem viver verá os frutos desta plantação!
    Quem disse que quem estava na escola (na condição de furão de greve) está aprendendo mais, é por que não conhece o verdadeiro conceito de educação. Se colocar na História e dela ser partícipe na condição de protagonista é a mais bela lição que alguem pode ter na vida. E somente as pessoas grandes podem reconhecer isto.
    Foi muito bom receber os aplausos da população, ao nos ver passar.
    Queridos colegas professores,
    Queridos colegas estudantes de Imperatriz " que a justiça não nos seja indiferente..."
    Avante componheiros.
    Profª Regina Célia

    ResponderExcluir
  21. Parabéns professores de Imperatriz eu estou em comunhão com vcs

    ResponderExcluir
  22. Mais uma vez mostramos que somos fortes e que a juventude merece o apoio dos Professores na luta por uma educação de qualidade! Vamos em frente!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo16:33

    ESPERO SINCERAMENTE QUE NÃO SEJA EM VÃO! NÃO PODEMOS DESISTIR

    ResponderExcluir
  24. Ei Companheiro Carlos Hermes! Te faço um desafio. Duvido que você diga sim à seguinte pergunta.
    -Tinha algum parlamentar de Imperatriz na "Justa" manifestação, pode escolher, vereador ou deputado ou até senador.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!