09/05/2011

Imperatriz: Multidão estudantil sai às ruas em apoio à greve.

O movimento começou às 7 horas em frente a escola Graça Aranha, onde o gestor regional de Educação tentou pessoalmente impedir o movimento batendo boca com professores e chamando-os de irresponsáveis como costuma fazer. As imagens abaixo mostram o seu fracasso, ao invés de seguir um "carrega malas" da família Sarney desde a época da ditadura militar os estudantes seguiram seus mestres numa aula imensurável de cidadania.

Estudantes das escolas Raimudo Soares, Urbano Rocha, Santa Rita de Cássia, Amaral Raposo, Nascimento de Moraes, Edison Lobão e Dorgival Pinheiro de Sousa se juntaram numa só voz em apoio aos professores e em repúdio ao governo Roseana Sarney.

No seu percurso o movimento passou pela Unidade Regional de Educação, centro comercial na rua Getúlio Vargas, parou em frente ao estabelecimento comercial da família do deputado Léo Cunha onde os manifestantes denunciaram a traição do parlamentar à cidade e ao povo.

Seguindo pela rua Alagoas parou em frente à ótica de propriedade do deputado Antônio de Pádua onde se repetiram as falas de repugnância à prática política de demagogia,poder econômico e abandono das necessidades da população. "Ao invés de falar e agir pelo povo, doutor Pádua se esconde "em baixo da saia" de Roseana Sarney" numa hora dessas", afirmou um professor indignado.

MIRANTE

Ainda na rua Alagoas os estudantes e professoes pararam em frente ao Sistema Mirante de Comunicação. Aos gritos e palavras de ordem repudiaram a manipulação de informações sobre a greve feita pela TV de propriedade de José Sarney e comandada pelo seu filho Fernando Sarney, investigado pela Polícia Federal como suspeito de comandar uma quadrilha do crime organizado no país.


Estudantes saindo da Escola Graça Aranha


Rua Simplicio Moreira com a Av. Getúlio Vargas




Rua Simplício Moreira




Rua Luís Domingues: quatro quarteirões tomados por estudantes e professores




Ainda Luís Domingues


Av. Dorgival Pinheiro de Sousa



Professor Carlos Hermes com seus alunos e alunas da escola Edison Lobão











































17 comentários:

  1. Prof. Janice20:00

    Foi simplesmente fantástico o movimento liderado pelos estudantes de Imperatriz. Mais que agitação foi uma verdadeira demonstração de que eles sabem que a greve é legítima e tem sérias razões para continuar. Eles não só compreendem como vestiram a camisa, pois como eles mesmos nos disseram "não aguentamos mais isso". Estão todos de parabéns pela caminhada, que certamente ficará na história deste estado e de nossa cidade como o dia em que a classe estudantil fez valer seus direitos de lutar por uma educação de qualidade. Valeu pela iniciativa, coragem, força, alegria, com que vocês fizeram este dia acontecer. Até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:32

    Boa noite Carlos!
    O apoio dos estudantes à greve e ao mesmo tempo o repúdio dos mesmos em relação as decisões desse governo com o destino da educação em Imperatriz, foi uma verdadeira aula de cidadania.
    Parabéns a todos os alunos da rede pública estadual que monstraram que são seres pensantes e que sabem o que querem. Em especial aos alunos do Graça Aranha, pela garra, coragem e consciência.Fiquei muito orgulhosa de vocês. Essa luta é de todos nós!!!!!!!!!!
    Prof. Carla

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz pelos alunos e professores, que tiveram coragem e ousadia de juntos lutar por uma causa que pertence a comunidade em geral.É decepcionate chegar em uma sala de aula é não ter professores em sala, por falta de condições básicas de trabalho.É extremamente desistumulante para todos os alunos ,principalmente os que estão no ultimo ano do ensino médio,não ter condições de cursar normamente o ano letivo,pelo simples fato da falta de uma assinatura,e nos perguntamos onde estar a "democracia" de nosso país?
    Em favor de um amanhã melhor do que ontem!
    09.05.2011 Estudantes unidos jamais seremos vencidos!
    Obridaga por estar conosco Carlos Hermes!

    ResponderExcluir
  4. Um grande Salve aos estudantes de Imperatriz! A luta continua. Hoje foi um dia triste para os estudantes de Jornalismo, em função disso não pude ir a passeata, mas a Juventude está e sempre estará presente na luta!

    Carlão, vamos ao combate com o Governo. "Quando o povo quer ninguém domina!"

    ResponderExcluir
  5. Wild Muller22:19

    Venho parabenizar o movimento estudantil de Imperatriz e dar o meu apoio a greve. Foi um momento de conscientização do papel do que realmente é ser estudante. Esperamos vocês na próxima quarta.

    Wild Muller
    Professora de História Graça Aranha

    ResponderExcluir
  6. Profª Celina00:18

    Como já diz a canção.. "quem sabe faz a hora não espera acontecer"! Como foi bonito ver alunos de várias escolas juntos em busca de um mesmo sonho: educação de qualidade, respeito, união, solidariedade. A vitória será muito mais gostosa com todos juntos! PARABÉNS a todos que estiveram lá, pois sempre vão lembrar desse dia como único. Como o dia que entenderam que podem construir sua própria história, que são sujeitos de sua própria história.

    ResponderExcluir
  7. Parabens aoa estudantes e professores de Imperatriz, aquia em São Luís os alunos também começaram a se mobilizar, este é o caminho a união da sociedade para fazermos frente a este governo facista.
    Um abraço todo especial ao Carlos Hermes pelo trabalho de divulgação que vem fazendo durante o movimento,buscando sempre manter todos informados.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo09:07

    porque será que o willian marinho nao divulga isso? porque sera que ele nem aceita comentario no blogue dele? ou é porque ninguem se interessa em comentar la?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:23

    DEMORÔ... VLW GALERA A FORÇA CONTINUA...SHOW DE BOLA.
    MAES DE IMPERATRIZ, ORGULHEM-SE DE SEUS FILHOS, QUE ESTAO MOSTRANDO PRA ESSA GENTE, QUE O AMANHA SE FAZ HOJE.

    ResponderExcluir
  10. PROF ATAID10:35

    Atitudes dessa grandeza me incentivam a continuar acreditando que o maranhao ainda tem jeito.

    ResponderExcluir
  11. brigitte10:42

    Quero parabenizar os estudantes pela aula de cidadania foi lindo!!!

    ResponderExcluir
  12. Que linda a manifestação dos estudantes e professores de Imperatriz. Espero ver algo parecido aqui em São Luis e que os professores que estão em sala de aula se juntem aos grevistas. Vamos derrotar esse maldito (des)governo.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo17:28

    Ouvi dizer que irão empreender outro movimento nesta quarta-feira(11/05/2011) gostaria de saber a que horas e onde começa ? Podem contar comigo...



    Sterphannie

    ResponderExcluir
  14. Valeu estudantes de Imperatriz vamos todos contra essa governadora inresponsavel para com vcs.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo15:20

    Sou estudante e estou participando de todas as manifestações dos professores afinal essa causa também é nossa. vlw Carlos

    ResponderExcluir
  16. maria telma aquino de brito pereira15:22

    Que lição de cidadania essa juventude tem nos repassado esses dias. pena que nossos governantes não tem sensibilidade. Parabens estudantes, continuem na luta com certeza dias melhores virão.

    ResponderExcluir
  17. maria telma aquino de brito pereira15:23

    Que lição de cidadania essa juventude tem nos repassado esses dias. pena que nossos governantes não tem sensibilidade. Parabens estudantes, continuem na luta com certeza dias melhores virão.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!