16/05/2011

Imagens da assembleia dos professores do Maranhão

Seguem-se as imagens dos passos da participação da delegação de Imperatriz, Porto Franco e Estreito na Assembleia dos professores realizada neste domingo,15, no convento das Mercês em São Luís.

Café da manhã na sede social do SIMPROESEMMA. Professora Gilda em ação, de costas o prof. Cecílio.

Profªs Magnólia, Celina, Rosyjane e Maria Silva. No centro prof. Wilas diretor do sindicato em Imperatriz.

Carlos Hermes, Carlos Henrique e Carlos Airton...ufa!

Professor André Santos comandando chegada da delegação á sede do Sindicato.

Sede do SINPROESEMMA.

Deputado Bira do Pindaré, fazendo fala de saudação na abertura da Assembleia. Ao seu lado o presidente do SIMPROESEMMA Júlio Pinheiro e diretores sindicais.





Fala da companheira do Movimento de Resistência dos Professores em defesa da continuidade do movimento grevista.

Fala deste blogueiro, professor Carlos Hermes, em defesa da suspensão temporária e manutenção do estado de greve caso governo não cumpra o acordado.



Fala do professor Raimundo Nonato, diretor do Simproesemma em Imperatriz que também defendeu a suspensão temporária e o estado de greve.



Professor Júlio Guterres diretor de comunicação do Simproesemma.





Fala do professor Marcelo, membro do MRP, defendendo a continuidade da greve.

Importante dizer que mesmo com as divergências táticas, o que fica é um forte respeito pelos companheiros do MRP cujo esforço e luta se reconhece aqui, assim como espero seja recíproco. O inimigo do professor é o governo dos Sarneys. Contudo a luta foi de todos, assim como todos gostariam de ter condições objetivas reais para se defender a continuidade dessa luta.

Viva a luta!!

9 comentários:

  1. Anônimo01:02

    Pelo último parágrafo percebe-se que a greve não é simplesmente a luta de uma classe por melhorias, mas a luta contra os governos dos Sarney.
    A luta dos professores ao longo dos anos é justa, mas quem sabe um dia os sindicatos lutarão pelas suas finalidades e os partidos políticos pelas suas, o que certamente permitirá acordos e análises mais fidedignas das causas.

    ResponderExcluir
  2. Quero só sugerir a retificação do nome do Júlio que está na foto. Seu sobrenome é Guterres, Pinheiro é o presidente. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. Quero só sugerir a retificação do nome do Júlio que está na foto. Seu sobrenome é Guterres, Pinheiro é o presidente. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  4. Carlos se achar por bem divulga esse oficio.. recebi de uma colega professora, eles ainda estão muito atrasados, são tão despreparados que não se atualizam nas notícias, o novo acordo é do dia 12/05: Olha o teor..Senhore(a)s Gestore(a)s Bom dia!

    Solicitamos em caráter de urgência que seja comunicado a esta Regional até as 14:00hs, o retorno dos Professores em greve ilegal à sala de aula. Pedimos a gentileza de nos comunicar caso o professor tenha se apresentado, assinado ponto e se negado a ministrar aula, para que possamos encaminhar a São Luiz até às 16:00h de hoje para que seja cumprido o parágrafo terceiro do oficio nº 378/2011-GS/SEDUC do acordo do dia 03/05/11 com a comição de grevistas.

    Quanto ao parágrafo quarto do referido Oficio, "Paralelamente, o governo admite rever o remanejamento dos professores que foram deslocados dos seus postos de trabalho, desde que essa prática não signifique mais prejuízos para os alunos e para o calendário escolar", haja vista que em alguns casos, lotamos professores que estavam de licença, são efetivos e não participaram da greve ilegal, houve escolas que fecharam turmas e casos de professores que foram colocados à disposição pela escola, todos estes deverâo comparecer à Diretoria de Educação (UREI) no setor Administrativo para serem lotados de acordo com a necessidade existente na escola de origem ou não.

    Haverá reunião hoje dia 16/05/2011 às 15:00 no NTE para todos os Gestores.

    OBS. O COMUNICADO DO RETORNO DO PROFESSOR PODE SER POR E_MAIL.


    Profª Agostinho Noleto Soares

    Gestor Regional de Educação da URE de Imperatriz

    Profª Wilma Conceição Bandeira Alves

    Diretora Regional de Educação da URE de Imperatriz

    (99) 9122-6950 (99) 3525-3301 (98) 8883-0368

    E-mail- wwbandeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13:53

    HOJE ESTAVAMOS NO ACAMPAMENTO CONVERSANDO A RESPEITO DOS MEIOS QUE A DIREÇÃO DO SINDICATO USOU PARA CONTRARIAR A DECISÃO DA ASSEMBLEIA PELA PERMANENCIA DA GREVE(GREGISTRADA EM VÍDEOS). POR AQUI O SENTIMENTO É DE REVOLTA E REPÚDIO A ESTA DIREÇÃO. DOMINGO QUANDO A ASSEMBLÉIA TERMINOU OS FUNCIONÁRIOS DO SINDICATO ESTAVAM RETIRANDO TUDO. HAVIA 12 VIATURAS DA POLÍCIA ...HOJE 3ª ,NOVAMENTE O UM CLIMA TENSO...E ELES SUMIRAM. SAIREMOS DA GREVE COM A CABEÇA ERGUIDA, MAS ELES COMO OS VERDADEIROS TRAIDORES.USAM DIZER QUE HÁ DISPUTA DE GRUPOS, QUANDO O QUE HÁ É INDIGNAÇÃO, E QUEM ESTAVA LÁ, DIA A DIA SABE BEM DOS BASTIDORES. VERGONHOSA COVARDIA.

    ResponderExcluir
  6. Estive na assembleia domingo e novamente se repitiu o uso de meios indignos durante a entrega dos crachás. Realmente é vergonhosa a atuação desta direção.
    No acampamento, professores do interior nos relataram a falta de acompanhamento do sindicato.Por aqui não foi diferente.Como já tinham o interesse de acabar com a greve, acabaram apesar do resultado da assembléis do dia 15. Então porque a realizaram ?

    ResponderExcluir
  7. Profª Rosyjane18:03

    É impressionante como ALGUNS PROFESSORES insistem em afirmar que a Assembléia em São Luís foi Democrática. Democrática seria se eles tivessem deixado os professores que viajaram de suas regionais votarem como foi sugerido pelo Presidente Júlio Pinheiro, e não tomarem os NOSSOS crachás como fizeram. Que terra é essa? Que professores são esses?
    Agora o acampamento está cheio, mas quando realmente deveria está não fizeram. Agora estão levando seus familiares, mas a informação verídica é que professores de São Luís que estiveram no acampamento até sábado dia 15.05 disseram que já havia um número mínimo de professores no acampamento, e muitos deles, davam aula durante um turno e no outro iam para o acampamento. GREVE NÃO SE FAZ COM PROFESSORES FURANDO GREVE.
    De uma coisa estou convicta, de que era sim, o MOMENTO DE DARMOS UMA TRÉGUA. Todos os professores estavam enfadados, e com base nas várias pressões e ameaças perdíamos a cada dia companheiros, principalmente na ILHA. E o que fazer diante desse quadro?
    A proposta do Governo não é o que queríamos, mas é uma forma de estarmos nos fortalecendo, pois conscientizar o estudante de que o movimento é de interesse dele é algo que só pode ser feito em sala de aula. O governo agora terá a chance de cumprir os prazos estabelecidos por eles, e se não houver esse cumprimento teremos mais argumentos para mostrar para a sociedade que o GOVERNO DA ROSEANA NÃO TEM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO. Mas agora devemos esperar o desenrolar das negociações, essa foi a DECISÃO DAS 18 REGIONAIS, E PORQUE OS COLEGAS DE SÃO LUÍS NÃO ACEITAM? O QUE FAZEM PENSAR QUE SÃO ELES QUE DEVEM DECIDIR O MOMENTO DE SE INICAR E ENCERRAR UMA GREVE? É ASSIM QUE INTERPRETO O FATO DE NÃO TEREM DEIXADO A VOTAÇÃO OCORRER NO SEU CURSO NORMAL, MAS PELO CONTRÁRIO... E FOI JUSTAMENTE POR ISSO QUE FIZERAM O QUE FIZERAM NA ASSEMBLÉIA.... O POVO DO INTERIOR, COMO CHAMARAM VÁRIAS VEZES NÓS PROFESSORES PRESENTES NA ASSEMBLÉIA, NÃO IREMOS PERMITIR QUE ESTES DITEM O QUE DEVEMOS OU NÃO FAZER...POIS BEM, TEMOS AUTONOMIA SIM, ENQUANTO EDUCADORES TAMBÉM DO ESTADO DO MARANHÃO, E AGIMOS DE ACORDO COM AQUILO QUE ACHAMOS CORRETO..NÃO DECIDIMOS SOZINHOS, MAS OUVIMOS EM NOSSAS ASSEMBLÉIAS CADA COLEGA COM O DEVIDO RESPEITO, E DIANTE DAS FALAS FAZEMOS UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA, BEM DIFERENTE, DO QUE PRESENCIAMOS NA CAPITAL.

    ResponderExcluir
  8. Carlos e Rose-Matemática e Inglês09:31

    SOMOS COMPANHEIROS DE LUTA, POIS EM MINAS GERAIS ESTAMOS EM ALERTA. DIA 31/5/2011 TERÇA FEIRA ESTAREMOS EM ASSEMBLÉIA PARA A BUSCA DE INFOPRMES DO GOVERNO A RESPEITO DA NOSSA SITUAÇÃO. CASO NÃO TENHAMOS UMA POSIÇÃO SATISFATÓRIA EM RELAÇÃO AO PISO, TEMOS FORTE INDICATIVO DE GREVE. VAMOS JUNTOS...VAMOS DE MÃOS DADAS. jUNTOS SOMOS MAIS!!!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo18:32

    Em primeiro lugar gostaria de saber de onde Júlio Guterres foi professor, alguém pode dizer? Que fique bem claro que Professor de São Luis já segurou greve mesmo sem sindicato e sem as regionais, então não se deve culpa-los pelo golpe que o SINPROESKEMMA deu, afinal as regionais ajudaram a orquestra-lo.O que esses professores que estão nos municípios deveriam fazer é filtrar o que esses pilantras da diretoria dizem por lá como se fosse verdade absoluta. Agora querem encontrar um culpado por que tem veronha de terem servido de massa de manobra para esse sindicato. O próprio Carlos H. pode testemunhar isso, mas não teve coragem de postar, pois estava lá e viu que até diretor pediu desligamento da diretoria do sind, por achar que o golpe era muito baixo. Quem diz que a assembléia geral não foi democrática por que os professores de S.luis não permitiram, ou não estava lá ou faz parte da corja que compõe a diretoria, pois quem não deixou a democracia ser exercida foram os Srs Júlios que, quando percebeu que perderia nos votos suspendeu-a, para depois dar o golpe covarde.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!